Se os momentos de maior adrenalina que conhece são aqueles jantares românticos com alguns beijos pelo meio; a maneira como vibra quando vai ao futebol ou ao cinema; ou até mesmo dançar, saiba que a Ford garante ter investigações preliminares que comprovam que conduzir um carro desportivo no dia-a-dia está entre as melhores formas de aumentar o nosso sentimento de bem-estar e de realização emocional.

Segundo este estudo, que procurou aferir dos chamados “momentos de emotividade”, ou seja, picos de emoção que desempenham um papel fundamental no nosso bem-estar geral, apenas andar numa montanha-russa supera os buzz moments proporcionados pela condução de um desportivo no quotidiano.

O “Buzz Car”

Trabalhando em conjunto com neurocientistas e designers, a Ford desenvolveu a pesquisa com base num protótipo único e exclusivo, o “Ford Performance Buzz Car” – nada menos do que um Ford Focus RS altamente personalizado, dotado de tecnologias inteligentes, que recriam, em tempo real, as emoções do condutor, ao longo do exterior do carro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assim, a cada buzz moment sentido pelo condutor – analisado com recurso a um sistema de “Inteligência Artificial (IA) emotiva” desenvolvido pela Sensum, uma das empresas líderes em tecnologia de empatia –, o veículo produz uma animação de emotividade ao longo de cerca de 200 mil luzes LED integradas no carro. O qual possui ainda um sistema de jogos Zotac VR GO para PC de elevado desempenho, faixas de LED com 110 x 500 Lumens de intensidade, semelhante à luz do dia, e 82 visores com 188.416 LED acessíveis individualmente.

Melhor… só na montanha-russa

Sentados ao volante de um Ford Focus RS, Focus ST ou Mustang, os participantes no estudo registaram, segundo o estudo, uma média de 2.1 momentos de elevada emotividade, durante uma viagem normal de casa para o trabalho. Valor ligeiramente abaixo dos 3 momentos de média registados ao andarem numa montanha-russa, mas também acima dos 1.7 momentos assinalados numa ida à compras, ou ainda dos 1.5 momentos assinalados durante o assistir de um episódio da “Guerra dos Tronos” ou de um desafio de futebol. Já para não falar nos buzz moments registados ao dançar Salsa, durante um bom jantar ou num beijo apaixonado… que foram zero!

[jwplatform mJOcc7Zo]

O projecto ADAS&ME

Os investigadores do Centro de Pesquisa e Inovação Ford, em Aachen, na Alemanha, estão já a estudar formas de os veículos entenderem e responderem melhor aos níveis de emotividade dos condutores, revela a marca da oval.

Integrando o projecto ADAS&ME , financiado pela União Europeia, os especialistas da Ford estão a desenvolver pesquisas quanto à possibilidade de, um dia, ser possível aos sistemas de bordo de um veículo entenderem as nossas emoções ou estado emotivo, bem como os níveis de stress, distracção e fadiga. Desencadeando, a partir daí, alertas e avisos, ou mesmo assumindo o controlo da viatura, em situações de emergência.