Histórico de atualizações
  • Este liveblog fica por aqui. Obrigada por nos ter seguido.

  • Condenação de Lula. O que aconteceu e o que vai acontecer

    Lula foi condenado com unanimidade a 12 anos e 1 mês de prisão e pode ser preso dentro de poucos meses. Ex-Presidente vai recorrer e continua a apontar para as eleições de outubro. Será possível?

    Condenação de Lula. O que aconteceu e o que vai acontecer

  • Pelas 22h15 (hora local), a manifestação pró-Lula já começava a dispersar.

  • Dilma: Eleição sem Lula "será uma fraude"

    Dilma Rousseff publicou nas redes sociais uma nota à imprensa, intitulada “Lutar. Lutar sempre. Continuar Lutando”, em que se lê: “Vamos lutar em todas as instâncias do Judiciário pelo direito do ex-presidente Lula ser candidato. Mas vamos lutar por Lula e pela democracia em todos os recantos, nas ruas, na cidades e no campo do nosso Brasil.”

    A ex-presidente garantiu que vão reagir à decisão do tribunal em “confirmar a sentença absurda e facciosa que condenou o ex-presidente Lula”, considerando que “a perseguição política expressa na sua condenação impedem o restabelecimento da normalidade democrática e a pacificação do país”.

    “Uma eleição que vier a impedir o ex-presidente Lula de concorrer não terá legitimidade. ”

    Para Dilma, uma eleição sem Lula enquanto candidato “será uma fraude”. “Vamos lutar pelo direito de Lula ser candidato! Vamos lutar pela retomada da democracia! A justiça e a história marcharão ao nosso lado.”

    A nota é assinada por Dilma Rousseff, “Presidente eleita”.

  • O protesto pró-Lula já está na Avenida Paulista. Segundo o El País, os manifestantes caminham tranquilamente, acompanhados por agentes da Polícia Militar, e cantam “Bate panela, poder bater, quem tira o povo da miséria é o PT”.

  • Manifestação segue para a Av. Paulista

    Esta manifestação, com cerca de 50 mil pessoas (números da organização), segue agora para a Av. Paulista, tal como disse Lula. “É hora de ir pra Paulista”.

  • Lula: "Eu agora quero ser candidato a Presidente"

    Lula da Silva começou a discursar. O ex-presidente brasileiro começou por sublinhar que este ato não é um ato de campanha eleitoral. “Esse ato é infinitamente maior que um ato de eleição. É um ato em defesa da soberania nacional. Esse é um ato em defesa do Brasil.”

    Lula disse que nunca teve dúvidas relativamente ao “comportamento” dos juízes e considerou que houve “um pacto entre o poder judiciário e a imprensa” para “acabar com o PT” e com “a nossa governança no país”.

    “Houve um pacto entre o poder judiciário e a imprensa para acabar com o PT e com a nossa governança no país. Eles não suportavam mais a ascensão das pessoas mais pobres”, afirmou o ex-presidente.

    Lula da Silva disse ainda que respeita a decisão dos juízes — “a decisão eu até respeito, que é deles” –, mas quer que eles “peçam desculpa” pela “quantidade de mentiras” que têm vindo a dizer nos últimos quatro anos. E assegura que não cometeu qualquer crime: “Eu quero que eles digam qual foi o crime que eu cometi. Eu fui condenado mais uma vez por um apartamento que não é meu. Se me condenaram, me deem pelo menos o apartamento. Já que é meu, que ocupem.”

    “Hoje falaram 10 horas seguidas, leram não sei quantas páginas e não tem crime”, afirmou Lula, acrescentando que o principal prejudicado com esta decisão é o povo brasileiro. “Não quero que vocês fiquem preocupados com o Lula, mas com 200 milhões de brasileiros que vivem de salário neste país.”

    Lula considerou que estes juízes estão a fazer de tudo para que não seja candidato nas próximas eleições presidenciais. “O que eu estou percebendo é que eles estão fazendo tudo pra eu não ser candidato.Aprovocação é tão grande que eu agora quero ser candidato a Presidente da República” disse o ex-presidente. “Se eles apresentarem algum crime que eu tenha cometido, eu desisto da candidatura.”

    “Quero desafiar os três juízes que me condenaram que apresentem algum crime que eu tenha cometido.”

    O ex-presidente mencionou ainda Nelson Mandela no seu discurso. “O ser humano pode ser preso. Mandela ficou 27 anos presidente e continuou sua luta. Voltou e foi presidente.”

    “Eles podem prender o Lula, mas eles não podem prender a esperança, não podem prender as ideias. E as ideias já estão na cabeça da sociedade brasileira.”

    Lula da Silva deixou palavras de incentivo: “Nada de ficar «ai coitadinho do Lula», «ai ele está condenado». A hora não é de desistir, a hora é continuar.” E deixou ainda uma garantia: “nós vamos voltar”. “Tenho que avisar a elite brasileira: esperem. Esperem porque vamos voltar.”

    “Este país vai provar que o povo pobre nunca foi problema. O povo pobre é a solução.”

  • Lula da Silva segura uma rosa oferecida por um militante na Praça da República.

  • Advogados: "Lula foi condenado sem que tenha praticado um crime"

    Numa conferência de imprensa, citada pelo Folha de S. Paulo, um dos advogados de Lula da Silva considerou que “mais uma vez o presidente Lula foi condenado sem que tenha praticado um crime”.

    “Esta ação nasceu de um Power Point que construiu uma teoria que vem sendo aplicada nas decisões judiciais”, afirmou o advogado Cristiano Zanin, acrescentando que o ex-presidente brasileiro não está a ter “acesso a um julgamento justo e independente”.

    Um outro advogado, José Roberto Batochio, sublinhou que o imóvel em causa neste processo pertence à OAS e não à família de Lula da Silva. “Um cidadão para ser dono de um imóvel precisa registrar no Registro de Imóveis. Esse imóvel pertence à OAS, nunca pertenceu à família de Luiz Inácio Lula da Silva”, afirmou Batochio.

    “Estamos diante de uma condenação com desprezo às provas trazidas nos autos e fora da Lei.”

    Para Batochio, o que se está a assistir é “que há punição sem crime” e garante que a defesa vai recorrer da decisão:”Não vamos aceitar isso porque lutamos muito para resgatar da ditadura militar a democracia que nós temos hoje”

  • O ex-presidente Lula irá dirigir-se aos manifestantes a qualquer momento. Acompanhe em direto:

  • Manifestações pró e contra Lula em 23 Estados brasileiros

    As manifestações pró e contra Lula da Silva estão a decorrer em pelo menos 23 estados brasileiros, no dia em que o ex-Presidente teve a condenação por corrupção confirmada em 2.ª instância, segundo a imprensa brasileira.

    De acordo com o portal de notícias G1, os atos foram registados em pelo menos 23 Eestados – Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins – e no Distrito Federal.

    O Brasil integra 26 Estados e o Distrito Federal.

    Uma caminhada em João Pessoa, na Paraíba em apoio de Lula da Silva, resultou em confrontos entre a Polícia Militar e manifestantes.

    Quando a manifestação chegou defronte da sede da Justiça Federal em João Pessoa, participantes no ato tentaram forçar o portão para entrar no local, tendo-se registado confrontos com a Polícia Militar, de que resultaram ferimentos em três polícias e três manifestantes, um deles o deputado estadual Frei Anastácio.

    Uma pessoa foi detida e conduzida à esquadra da polícia.

    Lusa

  • 600 manifestantes celebram condenação de Lula

    O Folha de S. Paulo avança que cerca de 600 manifestantes celebram a condenação do ex-presidente na avenida Paulista, em São Paulo.

  • Lula já está na Praça da República

    O ex-presidente Lula da Silva já está na Praça da República, em São Paulo, onde se irá dirigir aos vários manifestantes que o aguardam. De acordo com o Folha de S. Paulo, o ex-presidente chegou às 18h57 (hora local) e os militantes gritaram “olê, olé, olê, olê, Lula, Lula!” à sua chegada.

  • Apesar da condenação desta tarde, Gleisi Hoffmann, presidente do PT, refere no Twitter que “Lula é candidato”. O PT continua a dizer que o ex-presidente será o candidato do partido nas eleições presidenciais de outubro.

  • Lula a caminho da Praça da República

    O ex-presidente brasileiro anunciou, através do Twitter, que já está a caminho da Praça da República, em São Paulo, onde vários manifestantes o esperam.

  • Mas também há manifestações a defender a condenação do ex-presidente.

  • Também no Rio de Janeiro há uma manifestação pró-Lula. Os manifestantes — cerca de 100 pessoas — gritam “Lula guerreiro do povo brasileiro”, lê-se no Folha de S. Paulo.

  • Vários militantes pró-Lula já se encontram na Praça da República, no centro de São Paulo, refere o El País, e aguardam a chegada de Lula.

  • O que aconteceu e o que vai acontecer

    O que aconteceu

    • Lula perdeu em toda a linha na segunda instância. Em julho, foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Nessa altura, recorreu. Agora, os três juízes do tribunal de segunda instância não só confirmaram que ele era culpado daqueles crimes como pediram de forma unânime que a sua pena fosse aumentada para 12 anos e 1 mês de prisão;
    • Com um resultado de 3 votos contra e nenhum a favor, o processo de Lula na segunda instância acabou. Agora, se quiser recorrer, terá de passar ao Superior e depois ao Supremo;
    • Apesar de a defesa de Lula ter apresentado novos argumentos que procuravam defender a tese de que o apartamento triplex nunca foi de Lula nem este tinha agido como seu proprietário, os juízes do TRF-4 rejeitaram todos as alegações apresentadas pelo advogado do ex-Presidente.

    O que vai acontecer

    • Lula vai recorrer;
    • Lula prepara-se para ir a um comício em São Paulo já esta noite, depois de ter acompanhado a sessão num sindicto de metalúrgicos e também em casa;
    • Lula pode ir preso num futuro breve — possivelmente, dentro de um ou dois meses. É essa a avaliação de juristas ouvidos pela Folha de S. Paulo, mas a decisão final estará nas mãos do Supremo;
    • Se for preso preventivamente antes de julho, que é quando começam as inscrições para as candidaturas às eleições presidenciais, o futuro político de Lula complica-se ao ponto de ser praticamente impossível. Porém, se continuar em liberdade enquanto aguarda por nova instância, é possível que inscreva a sua candidatura e que faça campanha eleitoral.

  • Fim da sessão

    Com a votação de Victor Laus, a sessão acaba de terminar.

1 de 5