“Oprah2020” não vai acontecer. Quem o diz é a própria Oprah Winfrey: em entrevista à InStyle, a antiga apresentadora disse que uma corrida presidencial “não é algo que suscite interesse”. “Não tenho o ADN para isso”, considerou.

A especulação de que Winfrey poderia candidatar-se à Casa Branca em 2020 surgiu após o poderoso discurso na cerimónia dos Globos de Ouro no início deste mês, quando Oprah recebeu o prémio Cecil B deMille e se tornou na primeira mulher negra a ser galardoada com o mesmo. Pouco após o discurso, o Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, disse que uma campanha contra Oprah seria “divertida”, mas que sairia vencedor.

Contudo, Trump não terá oportunidade de ter a dita campanha “divertida”, visto que Oprah descarta a possibilidade de concorrer à presidência. A atriz diz que sempre se sentiu “segura” das suas capacidades, pelo que a presidência é algo que não lhe interessa.

Questionada sobre aquilo que sentia quando ouvia pessoas a falar de “Oprah 2020”, Winfrey respondeu:

Na verdade vi uma caneca no outro dia… E pensei que era umacaneca gira. Tudo aquilo de que precisas é de uma caneca, uns folhetos de campanha e umat-shirt. Sempre me senti muito segura e confiante comigo em saber aquilo que conseguia ou que não conseguia fazer. E por isso [a candidatura à presidência] não é algo que me interesse. Não tenho o ADN para isso. Gayle [King, a melhor amiga de Oprah]– que me conhece tão bem como eu, praticamente– tem estado a ligar-me regularmente e a enviar-me coisas, como uma mulher no aeroporto aperguntar “Quando é que aOprah vai concorrer?”. Então, aGaylemanda-me estas coisas e diz “eu sei, eu sei, eu sei! Não seria bom para ti — seria bom para todos osoutros.”

Oprah confessou mesmo ter-se encontrado com uma pessoa que disse poder ajudá-la com a campanha. “Não é para mim”, afirmou.

Após receber o prémio Cecil B deMille na gala dos Globos de Ouro, Oprah discursou sobre o escândalo sexual de Hollywood, o movimento #MeToo, questões raciais, de género, entre outras, tendo deixado muitos a acreditar que poderia estar a considerar uma candidatura quando proclamou “para todas as meninas a assistir” que “um novo dia está no horizonte”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR