Numa altura em que se questiona a capacidade das actuais redes eléctricas para responder ao aumento das necessidades de energia decorrentes do incremento do número de veículos eléctricos, a Audi está a levar a cabo um projecto-piloto que envolve a combinação de sistemas fotovoltaicos de várias dimensões com baterias estacionárias de armazenamento de energia. E que, através de um software de controlo, distribui a energia solar de forma inteligente, com base nas necessidades da habitação e do automóvel eléctrico, ao mesmo tempo que interage com a rede eléctrica.

Um projecto-piloto, que decorre da investigação que a marca de Ingolstadt tem vindo a realizar com alguns parceiros, está já a decorrer na área de Ingolstadt, na Alemanha, e em Zurique, na Suíça. Locais onde algumas famílias viram instaladas em casa baterias de armazenamento doméstico, com vista a garantir aquilo que é designado como o equilíbrio de potência – basicamente, a estabilização das necessidades de recurso à rede, através do armazenamento de energia e tendo em conta as flutuações entre a geração de energia e as necessidades de consumo.

Este sistema é, pela primeira vez, também possível ao nível das habitações individuais, o que ajuda a equilibrar toda a rede eléctrica”, destaca o responsável pelos projectos de Produtos Sustentáveis da Audi, Hagen Seifert.

Procurando optimizar o consumo, os sistemas fotovoltaicos fornecem mais energia solar para consumo interno, ajudando assim a reduzir os custos de aquisição de electricidade à rede. Podendo, inclusivamente, ser o próprio Audi Smart Energy Network a disponibilizar energia à rede eléctrica.

“Estamos a olhar para a mobilidade elétrica no contexto de um sistema global de fornecimento de energia cada vez mais baseado em energias renováveis”, comentou Hagen Seifert. “Estamos a desempenhar um papel pioneiro com a pré-qualificação do mercado de igualdade de energia, permitindo que os produtores alimentem a rede com energia, como parte do projecto-piloto”, acrescentou.

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