A Ford prepara-se para recuperar a denominação Mach 1. Desta feita, não como sinónimo de desportivo “puro e duro”, mas naquele que será o seu primeiro SUV eléctrico. Previsto para 2020.

Dada a conhecer em 1969, numa versão do Mustang, não só de cara lavada, mas também equipada com um dos motores mais potentes da história do fabricante de Dearborn – um V8 7,0 litros, denominado Cobra Jet -, a denominação Mach1 vai surgir ligada a um SUV eléctrico. Que, segundo o fabricante, irá inspirar-se nalguns ícones da marca, como o Ford Explorer ou o já referido Ford Mustang. Ou seja, desportividade eléctrica, mas em formato SUV.

O projecto será desenvolvido por uma nova equipa denominada “Edison”, numa clara referência à natureza do projecto, com o modelo a assumir-se como um anunciado rival quer de propostas já existentes, como o Tesla Model X, quer de outras que ainda estão a chegar, como o Jaguar I-Pace.

A Ford garante, desde já, que o SUV oferecerá “a aceleração de um carro de corridas eléctrico”, a par de um desempenho “capaz de sobressaltar o coração”.

Rumores adiantam que modelo poderá ter por base uma plataforma nova, que será comum a todos os futuros veículos eléctricos da marca da oval, anunciando pelo menos 400 cv de potência, graças a uma configuração de dois motores eléctricos e tracção integral permanente.

Para ser razoavelmente competitivo em 2020, altura em que deverá chegar ao mercado, o Ford eléctrico deverá anunciar, pelo menos, 500 km de autonomia, para o que deverá recorrer a um pack de baterias de, no mínimo, 100 kWh de capacidade. Ainda que, com tais atributos, prometa ser tudo menos barato…

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