Versão mais desportiva do conhecido familiar compacto espanhol, o Seat Leon Cupra tem, entre os seus atributos, uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de 5 segundos. Tempo digno de respeito que o fabricante catalão quis agora confrontar com a velocidade, igualmente impressionante, que um dardo, lançado por uma atleta olímpica, consegue atingir.

A atleta escolhida para enfrentar o Leon Cupra foi a campeã olímpica de lançamento de dardo e embaixadora da Seat, Barbora Spotáková, que conta no seu currículo com duas medalhas de ouro em Pequim 2008 e Londres 2012. E que, em pleno estádio da Associação de Futebol da República Checa, decidiu aceitar o repto de colocar-se à prova frente a um automóvel de 300 cv de potência… para (tentar) vencer.

Sobre este invulgar confronto, Spótaková revela que os primeiros momentos, antes do “tiro de partida”, foram iguais a qualquer outra competição, sendo necessário mentalizar-se, antes de realizar o lançamento:

Para concentrar-me naquilo que o meu corpo vai ter de conseguir fazer, a minha cabeça tem de estar totalmente vazia. Procuro um ponto do outro lado do estádio e projecto virtualmente o meu lançamento, para esse local”, revelou.

Para que não restassem quaisquer dúvidas quanto ao vencedor, o confronto entre um automóvel capaz de atingir os 250 km/h e um dardo cuja velocidade máxima é, em média, de 90 km/h, não se limitou a uma só tentativa, mas a três. Com o tira-teimas a surgir apenas na terceira, depois de o Seat ter vencido a primeira e o dardo a segunda.

Desejoso de saber qual foi o vencedor final, na terceira e última tentativa? Então, o melhor mesmo é ver o vídeo:

[jwplatform 6OyglIr2]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR