Restaurantes

Soão, o novo restaurante asiático de Lisboa

598

O espaço que fica na rotunda de Alvalade só abre ao público no final de Fevereiro, mas o Observador mostra-lhe já alguns pormenores sobre esta novidade.

O chef Luís Cardoso (à esq.) e o bartender Vasco Martins (à dir.)

Quem tiver passado pela rotunda de Alvalade (Lisboa) nos últimos tempos, pode já ter reparado nos tapumes sépia que forram a fachada do prédio que fica ao lado do Cinema City. “Soão — Taberna Asiática”, é o que se lê ainda hoje, se por lá passar, e é esse mesmo o nome do restaurante asiático que aí vai abrir no final de fevereiro. Apesar de ainda faltar algum tempo para a inauguração, o Observador dá-lhe já algumas informações sobre este projeto que terá como chef principal Luís Cardoso.

Tudo começou “há mais de seis meses”, como nos explicou fonte ligada ao projeto. Chef e responsáveis do restaurante passaram três semanas a percorrer o continente asiático, saltando entre cidades como Bangkok, Seul, Tóquio, Hong Kong ou Macau, “almoçando e jantando várias vezes por dia” sempre em espaços muito diferentes: “Desde comida de rua a restaurantes normais, a sítios com Estrela Michelin”, explicou Luís Cardoso.

O chef foi o primeiro português a liderar o Aya, icónico restaurante japonês de Takashi Yoshitake (mais tarde passou pelo Assuka), e já levam mais de 15 anos a explorar a cozinha asiática. Ao Observador revela que o Soão vai ser uma taberna asiática dividida em dois andares, cada um com ambientes distintos, mas o chef estará no piso térreo, a cozinhar à frente dos clientes, atrás de um balcão.

A oferta gastronómica passará por uma série de pratos oriundos de países como Japão, Índia, China, Coreia do Sul, Tailândia e Vietname mas, segundo António Querido, um dos três sócios fundadores do Grupo Sea Me “a carta não ficará por estes seis países. Ao longo do tempo, queremos refletir toda a Ásia, ir a outros pontos e trazer à cidade a gastronomia e a cultura de várias paragens asiáticas”.

Outra grande aposta desta novidade serão os cocktails de Vasco Martins, bartender que passou pelo Bairro Alto Hotel e outros espaços em Barcelona e Melbourne. As bebidas que irá servir, claro está, vão ser um cruzamento entre clássicos da coquetelaria e sabores asiáticos.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: dlopes@observador.pt
Europa

Falta de confiança  /premium

Manuel Villaverde Cabral

Por todo o lado são cada vez mais os eleitores que se abstêm ou que se viram para os «populistas» que tudo prometem e, até agora, não conseguem mais do que piorar as coisas, aumentando a instabilidade

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Assinatura - Aceda aos dados da sua assinatura
  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)