O Presidente norte-americano, Donald Trump, apelou hoje para uma “ação decisiva” contra os talibãs, depois de estes reivindicarem um atentado com uma ambulância armadilhada que fez hoje pelo menos 95 mortos e 158 feridos em Cabul.

“Condeno o desprezível atentado com veículo armadilhado hoje perpetrado em Cabul, que matou dezenas de civis inocentes e feriu centenas deles”, declarou Trump em comunicado.

“Agora, todos os países devem adotar uma ação decisiva contra os talibãs e as infraestruturas que os apoiam”, sustentou o inquilino da Casa Branca, sem precisar que “infraestruturas” serão essas, embora Washington aponte frequentemente o dedo ao Paquistão.

O chefe de Estado norte-americano disse que “o ataque assassino” redobra a determinação dos Estados Unidos de apoiar os seus parceiros afegãos e que “a crueldade dos talibãs não prevalecerá”.

“Os Estados Unidos estão empenhados num Afeganistão seguro e livre de terroristas que visem norte-americanos, os nossos aliados ou quaisquer outros que não partilhem a sua ideologia do mal”, insistiu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR