Pikes Peak não é apenas uma prova de velocidade. Disputada numa rampa em Colorado Springs, a competição que tanto agrada aos americanos – e aos construtores europeus que querem ter sucesso naquele mercado do lado de lá do Atlântico –, obriga os pilotos a aliar arte e coragem, pois se a primeira é necessária para descrever da forma mais rápida as 156 curvas do traçado, a segunda impõe-se para não ligar aos tremendos precipícios das Rocky Mountains, que acompanham os pilotos subida acima.

Se este é o desafio para os condutores, que literalmente arriscam a vida, a tarefa para os construtores não é necessariamente mais fácil. Para vencer, é necessário um carro leve, com muito apoio aerodinâmico, tracção integral e potente, pois dificilmente alguém conseguirá ganhar com menos de 1.000cv, sobretudo se pesar cerca de uma tonelada. Basta ver o que aconteceu em 2013, com a vitória de Loeb no Peugeot 208 T16, com 875 cv e 875 kg, ou em 2017, quando Romain Dumas foi o primeiro num Norma MXX RD Limited, basicamente um protótipo de pista, mas 4×4 e um motor de 600 cv para puxar por um carro de apenas 700 kg.

8 fotos

A Bentley, cuja divisão de Motorsport já concebeu veículos para competir em provas como as 24 Horas de Le Mans ou no Campeonato do Mundo de Turismos, em GT3, está agora a desenvolver “uma versão especial do Bentayga para a Pikes Peak”, a acreditar nas palavras de Brian Gush, o responsável pela competição da marca.

Os dados sobre o projecto não abundam e serão, provavelmente, revelados à medida que nos aproximamos de 24 de Junho, o dia da corrida, pelo que desconhecemos se a Bentley se vai apresentar à partida de Pikes Peak apenas para fazer um bom tempo no SUV mais luxuoso do mundo. Caso tenha outras veleidades – o que deverá acontecer, pois de contrário a equipa de Gush não teria o assunto entre mãos –, o fabricante inglês do grupo VW deverá trabalhar sobretudo do lado do peso, uma vez que o imponente motor W12, com seis litros de capacidade, uma potência de 600 cv e 900 Nm de binário, será mais que suficiente para chegar lá acima em bom ritmo. Assim a Bentley consiga retirar uma boa fatia aos 2.440 kg do conjunto…

[jwplatform zZHVYycc]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR