Depois de vários dias de cheias e subidas anormais do nível das águas, o caudal do rio Sena está esta segunda-feira quatro metros acima do normal. Durante a madrugada, o rio subiu até aos 5,84 metros, tornando as rotinas e as idas para o trabalho bem mais complicadas para os parisienses.

De acordo com o The Guardian, cerca de 1.500 pessoas já foram retiradas das suas casas e um número aproximado de habitações continua sem eletricidade. Os serviços de passeios de barco no rio foram cancelados e apenas as embarcações da polícia marítima podem circular.

A estátua do soldado franco-argelino da Guerra da Crimeia, que está desde 1910 junto à Pont d’Alma, no centro de Paris, ficou com água pela cintura. Ainda assim, os níveis das águas do Sena ainda não atingiram os valores de 2016: quando o caudal do rio subiu mais de seis metros. Na altura, as obras de arte mais valiosas do Museu do Louvre foram retiradas de exposição e recolhidas num local seguro.

Ainda que a situação atual não seja tão dramática, o museu mais visitado do mundo permanece em alerta – o andar inferior do Museu está interdito aos visitantes.

Subida do nível da água no rio Sena deixa Paris em estado de alerta

A previsão meteorológica diz que o caudal vai manter-se intacto durante esta segunda-feira mas é expectável que comece a regredir a partir de terça-feira. O período dezembro-janeiro em França foi o terceiro mais chuvoso desde 1900. Veja as imagens das cheias em Paris.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR