O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, inicia esta segunda-feira uma visita de dois dias a Cabo Verde, onde irá passar em revista a cooperação e analisar a próxima presidência cabo-verdiana da CPLP.

O chefe da diplomacia portuguesa chega ao início da tarde à ilha de São Vicente, onde irá inaugurar as obras de reabilitação do Liceu Gil Eanes, que foram financiadas por Portugal.

Ainda em São Vicente estão previstas deslocações à Escola Portuguesa e ao Escritório Consular de Portugal no Mindelo.

Na terça-feira, Augusto Santos Silva estará na cidade da Praia, ilha de Santiago, onde será recebido pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, e participará na inauguração de uma pequena ETAR [estação de tratamento de águas residuais] construída com apoio português.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na cidade da Praia, o ministro dos Negócios Estrangeiros irá ainda proferir uma conferência sobre “Língua Portuguesa e Diplomacia”, promovida pelo Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP).

No âmbito da visita, Augusto Santos Silva vai assinar o programa de cooperação com Cabo Verde para a área da justiça, no âmbito do Plano Estratégico de Cooperação (PEC IV), no valor de 120 milhões de euros.

Portugal e Cabo Verde assinaram em fevereiro de 2017, na cidade da Praia, o PEC – 2017-2020, com o valor indicativo de 120 milhões de euros, mais do dobro do anterior programa que tinha um valor indicativo de 56 milhões de euros.

O programa abrange setores como o da justiça, saúde, ação social, energia, ambiente e segurança.

Em declarações à imprensa, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades cabo-verdiano, Luís Filipe Tavares, disse que a visita do seu homólogo português vai ser uma oportunidade de passar em revista a cooperação entre os dois países.

“Vamos passar em revista todos os dossiês que temos em cima da mesa. Portugal é um parceiro estratégico de Cabo Verde, as nossas relações são excelentes e a visita é também um momento de celebração das relações entre Portugal e Cabo Verde”, sublinhou o ministro.

A presidência da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que Cabo Verde assume a partir de julho, será outro dos assuntos a discutir, segundo o ministro cabo-verdiano.

“Há uma proposta luso-cabo-verdiana em matéria de mobilidade que vamos voltar a discutir. A proposta é interessante e temos que a partilhar com os demais Estados membros”, disse Luís Filipe Tavares.