A Volvo prepara já, para 2019, a chegada do seu primeiro veículo 100% eléctrico, o qual terá por base o mesmo concept que deu origem ao novo XC40, o protótipo 40.2. Embora, desta feita, na forma de um hatchback, com perfil de coupé e dimensões idênticas às da família S40 e V40.

Na base deste modelo 100% eléctrico estará a já conhecida plataforma CMA (Compact Modular Platform), preparada para receber praticamente todos os tipos de sistemas de propulsão, incluindo eléctricos. Sendo que o responsável máximo de Pesquisa e Desenvolvimento da Volvo, Henrik Green, avançou já que o primeiro eléctrico do fabricante deverá ser capaz de garantir autonomias perto dos 500 km. “É, pelo menos, esse o objectivo de definimos”, revelou à britânica Autocar.

Estamos a meio do processo de desenvolvimento e estamos constantemente a tentar alcançar novos objectivos. Hoje em dia, desenvolver um carro é algo totalmente diferente daquilo que era há 10 anos. Normalmente, fixamos um objectivo a três ou quatro anos, antes do carro ser lançado, e corremos atrás dessa meta. Se tudo correr bem, acabaremos com uma proposta bastante competitiva.”

Henrik Green adiantou ainda que o primeiro Volvo 100% eléctrico contará com uma sistema de baterias modular, que permitirá oferecer vários níveis de potência e especificações. Neste momento, não existe ainda uma potência mínima definida.

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“Estamos a construir um sistema modular, capaz de ir ao encontro de vários tipos de necessidades, tanto em termos de termos de tamanho da bateria, como no que diz respeito à configuração do motor eléctrico. A meta é abarcar o máximo de potenciais clientes, com soluções eficientes em termos de custos, e depois criar um segmento mais premium, baseado em soluções mais potentes e com maiores autonomias”, antecipa o responsável máximo de Pesquisa e Desenvolvimento da Volvo.

Recorde-se que o construtor sueco fixou como objectivo ter um milhão de carros eléctricos nas estradas, até 2025.