789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Super Lua Azul de Sangue, o fenómeno que mudou o rumo da História há cinco séculos

Este artigo tem mais de 5 anos

Ocorre esta noite a 2ª Lua Cheia do mês ao mesmo tempo que o perigeu. Está brilhante mas não tão grande assim. Muito menos azul. Até o eclipse nos vai passar ao lado. Em tempos, foi especial. E hoje?

i

AFP/Getty Images

AFP/Getty Images

Acontece esta noite um dos fenómenos astronómicos mais raros de que temos registo a partir da Terra: a Super Lua Azul de Sangue. É o nome pomposo dado popularmente à conjugação de três eventos lunares que vão ocorrer na madrugada de terça para quarta-feira pela primeira vez desde há 150 anos. Em primeiro lugar, a Lua vai estar no ponto mais próximo da Terra no percurso de translação em redor do nosso planeta: é a Super Lua. A juntar a isso está o facto de esta ser a segunda Lua Cheia do mesmo mês, por isso é que se chama Lua Azul. E, além disso, tudo isto acontece em noite de eclipse total do nosso satélite — e é daí que surge o termo Lua de Sangue. O problema é que a Super Lua não será tão grande assim, não vai ser realmente azul e, além de também não ser vermelha, o eclipse nem sequer será visto em Portugal.

[Veja no vídeo as fantásticas imagens da Super Lua captadas um pouco por todo o mundo]

[jwplatform Vw9QGlfK]

A primeira Lua Cheia de janeiro ocorreu logo no dia 1 às 22 horas e a segunda chegou já na tarde desta terça-feira quando eram, precisamente, 14 horas, 27 minutos e 46 segundos. O facto de haver duas luas cheias no mesmo mês é relativamente incomum e por isso o fenómeno foi batizado de Lua Azul. Só que, a juntar à fase de Lua Cheia, está o facto de o nosso satélite natural também ter chegado ao perigeu: eram nove da manhã quando a Lua ficou no ponto mais próximo à Terra no movimento de translação em nosso redor. Essa aproximação à Terra, que ocorre porque a rotação da Lua em redor do planeta não ser circular mas sim elíptica, vai torná-la 14% maior e 30% mais brilhante do que quando está no apogeu, ou seja, no ponto mais distante de nós: ocorre então a Super Lua.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Duas luas azuis no mesmo ano e um eclipse que não vai ser visto cá. É já no final do mês

Temos portanto, até agora, uma Super Lua Azul. Não fosse isso suficientemente especial, a astronomia juntou mais um fenómeno a este cocktail de eventos lunares: a Lua de Sangue. É que haverá esta noite um eclipse total lunar, que sucede quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, fazendo com que a sombra oculte por completo o satélite natural do planeta. É daqui que nasce a nossa Super Lua Azul de Sangue, um fenómeno raro que não era registado desde dezembro de 1982. Os cientistas estão entusiasmados com esta verdadeira festa lunar. Mas o comum dos mortais pode ficar desiludido com o que vai ver esta noite.

O que vai acontecer

Em primeiro lugar, o facto de a Lua estar 14% maior e 30% mais brilhante do que quando está no apogeu não significa grande coisa para o olho humano. A Lua está neste momento a 359 mil quilómetros de nós — mais 3,5 mil do que no perigeu anterior, que também ocorreu com a Super Lua de 1 de janeiro, e mais 26 milhões do que na distância média entre os dois astros. Do ponto de vista astronómico, essa distância é mínima: é o mesmo que está a 10 quilómetros de casa e aproximar-se 600 metros dela. Se pudesse ver a sua casa a 10 quilómetros, se se aproximasse 110 metros dela não faria com que ela parecesse maior aos seus olhos. É o mesmo que acontece com a Lua: esta noite ela vai estar mesmo maior, mas pode não dar por isso. O brilho é que pode ser mais visível.

A desvalorizar ainda mais a Super Lua Azul de Sangue está o facto de o eclipse lunar total não ser visível em Portugal. O fenómeno vai ocorrer só dia 31 de janeiro entre as 10h51 e as 16h08 de Portugal Continental, com a fase de ocultação total a começar às 13h29 e a durar uma hora e quinze minutos.Mas o eclipse só vai ser visível na Ásia, Austrália, Oceano Pacífico e oeste América do Norte: é nessas regiões que a Lua vai parecer avermelhada ao entrar no ponto máximo de eclipse, daí o nome Lua de Sangue.

Em Portugal, ficamo-nos por uma Lua grande (mas não tão grande assim) e brilhante. Nada de azul nem de vermelho. Vale-nos a emissão em direto que a NASA, agência espacial norte-americana, vai fazer na manhã de quarta-feira quando forem 10h30 em Portugal Continental para mostrar o eclipse ao mundo inteiro. As imagens vão estar a ser recolhidas em direto por telescópios no Centro de Pesquisa de Voo Armstrong (Edward, Califórnia), Observatório Griffith (Los Angeles) ou na Universidade no Arizona. Pode acompanhar essas imagens a partir da NASA TV ou do livestreaming que a agência espacial vai publicar no próprio site. E pode ainda comunicar com os cientistas a partir do Twitter, na página NASA Moon. Pode começar a explorá-la já sem abandonar o artigo.

Raro ou nem tanto

A NASA adjetivou esta conjugação de fenómenos de “rara”, mas alguns membros da comunidade científica torcem o nariz aos colegas que afirmam que esta Super Lua Azul de Sangue é tão importante assim. Os registos astronómicos oficiais dizem que a última Lua Azul de Sangue (sem ser “Super”, porque não ocorreu durante o perigeu) ocorreu a 31 de março de 1866. No entanto, dois cientistas da NASA — o programador Ernest Wright da Goddard Space Flight Center e o astrofísico reformado Fred Espenak — dizem que, na verdade, isso aconteceu há apenas 36 anos, a 30 de dezembro de 1982. Então, de onde vem a confusão? É que, ao que parece, o mundo está dividido neste assunto. Literalmente. Ernest Wright e Fred Espenak usaram o Tempo Universal Coordenado (UTC) para datar o eclipse total de uma Lua Azul em 1982. Só que apenas a Ásia, a Austrália, a Nova Zelândia e as ilhas do Oceano Pacífico é que puderam assistir a essa conjugação de fenómenos. Para o resto do mundo, a 30 de dezembro de 1982 houve simplesmente uma noite de lua cheia. Ao que parece, a Super Lua Azul de Sangue desta noite vai ser vista numa área muito maior do que a lua de há 36 anos. Ainda assim, por cá, já passaram 152 anos desde a última vez que a Super Lua Azul de Sangue coroou uma noite.

E a que levou à colonização das Américas

Especial em termos cronológicos ou não, a Super Lua Azul de Sangue já foi importantes em termos históricos, explica este livro de Duncan Steel: não fosse a que ocorreu em 1504 e a colonização das Américas como nós a conhecemos não existiria. Um ano antes, Cristóvão Colombo tinha parado na Jamaica porque as viagens pelas Caraíbas não estavam a correr bem: dois navios afundaram-se e duas caravelas estavam danificadas por lesmas do mar. O navegador, a serviço de Espanha, tinha ancorado na Baía de Santa Ana e o convívio com os jamaicanos era tranquilo. Pelo menos foi durante seis meses: ao fim desse tempo, os objetos que os espanhóis trocavam por comida (espelhos e missangas, por exemplo) começaram a esgotar e a amizade entre eles começou a ficar tremida.

Cristóvão Colombo mandou alguns homens para Hispanola (atual Haiti e República Dominicana) em barcos pequenos, mas eles nunca regressaram. Em Janeiro de 1504, outra parte da tripulação também viajou para Hispanola a bordo de barcos construídos por madeireiros locais, mas Cristóvão Colombo e outros 50 homens ficaram na Jamaica a cuidar das caravelas que tinham objetos valiosos a bordo e os mapas das Honduras, Costa Rica, Panamá e Nicarágua que o navegador desenhou. A ajuda nunca chegou e os jamaicanos perceberam que os espanhóis estavam em desvantagem. Por isso deixaram de lhes dar comida. Mas a solução para Colombo estava escrita nas estrelas. Na verdadeira asserção da expressão.

Cristóvão Colombo tinha uma coisa que os nativos jamaicanos não tinham naquela época: conhecimento. Um eclipse para ele seria um fenómeno normal, mas para os nativos seria algo muito mais assustador. Por isso, quando percebeu que ia haver um eclipse a 29 de fevereiro de 1503, Colombo convidou os líderes locais para uma reunião a bordo do “Capitania”. E disse-lhes que toda tripulação era cristã, que o Deus dele era mais poderoso que o dos jamaicanos e que sabia que Ele tinha ficado muito chateado com a indelicadeza dos nativos. Por isso, dali a uns dias, o Céu iria escurecer e a Lua ficaria vermelha para provar o poder de Deus: se, depois disso, os jamaicanos não dessem comida aos espanhóis, seriam castigados com fome e doenças.

Os jamaicanos gozaram com Colombo durante dias. Mas quando o eclipse total da Lua começou, conforme estava previsto pelo calendário lunar, os líderes entraram em pânico e pediram ao navegador que pedisse a Deus que não lhes fizesse mal, pois iria ceder a todos os pedidos da navegação. Ao fim de 45 minutos, a duração prevista do evento, Cristóvão Colombo saiu do “Capitania”: disse que tinha conversado com Deus e que, caso os jamaicanos dessem comida aos espanhóis enquanto lá estivessem, tudo ficaria bem. Foi o que aconteceu: os jamaicanos ajudaram Colombo até junho, quando um barco de resgate chegou à ilha.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora