Imagine o seguinte cenário: está a conduzir o seu carro, tranquilamente, pela autoestrada. São quilómetros e quilómetros de asfalto monótono que rompe pela paisagem. Pouco mais há a fazer do que andar em frente. A dada altura, ao horizonte, vê um viaduto que atravessa a autoestrada por onde conduz. Nesse viaduto, como que partilhando o trânsito consigo, circula o maior avião de passageiros do mundo. Parece-lhe surreal? Em Portugal, sem dúvida. Mas em Leipzig, na A14, é só mais um dia na estrada.

O aeroporto de Leipzig/Halle, na Alemanha, é atravessado por uma “autobahn” na área onde está localizada a Pista Norte, que passa por cima da mesma e obriga a que aviões que queiram levantar voo ou aterrar, sejam eles grandes ou pequenos, tenham de circular acima do trânsito da A14, que liga a cidade portuária de Wismar a Nossen.

A obra deve-se ao facto de a área onde foi construído o aeroporto ter pouco espaço em redor, pelo que foi necessário erguer um viaduto acima da A14 — e também de uma linha de comboios — para que os aviões tenham mais espaço para circular ao longo da pista, que tem 3,6km.

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O aeroporto de Leipzig/Halle, o 13º maior da Alemanha, recebeu 2.3 milhões de passageiros e geriu 1.1 milhão de toneladas de carga, o que o torna o 5º aeroporto mais tráfego de mercadoria. Além disso, o aeroporto é também o centro europeu da DHL Avitation, divisão de transporte aéreo de mercadorias da empresa alemã, e da AeroLogic, transportadora aérea de mercadorias.