É, no mínimo, insólito. Centenas de ficheiros secretos e altamente classificados do Estado australiano foram encontrados pela ABC – a televisão pública da Austrália – numa loja de venda em segunda mão. Os documentos, que foram desde logo apelidados de “The Cabinet Files”, revelam inúmeros planos de política internacional e interna, assim como detalhes relacionados com os Governos de Tony Abbott e Kevin Rudd.

Os ficheiros estavam numa loja de venda em segunda mão em Camberra, fechados em dois grandes armários. De acordo com a ABC, os armários foram vendidos por um preço quase irrisório, já que eram extraordinariamente pesados e a chave estava perdida. “Alguém habilidoso”, como refere o canal de televisão, conseguiu abrir a fechadura e contactou os jornalistas.

Os “The Cabinet Files”, que abrangem um período de dez anos, detalham várias falhas de segurança da polícia federal australiana, incluindo uma auditoria que concluía que a instituição perdeu quase 400 ficheiros de segurança nacional entre 2008 e 2013. Os ficheiros perdidos pela polícia federal pertenciam ao Gabinete de Segurança Nacional: que controla todas as operações das Forças Armadas australianas.

De acordo com o The Guardian, os documentos encontrados revelam outra enorme fuga de informação do Governo australiano. Em 2013, quando o Partido Trabalhista perdeu as eleições, cerca de 200 ficheiros altamente secretos e protegidos com palavra-passe foram deixados no gabinete do ministro Penny Wong. Entre todo o conteúdo – maioritariamente de política internacional – estão pormenores de planos para proteger os Emirados Árabes Unidos do Irão, atualizações sobre a guerra no Afeganistão, informações sobre os vizinhos do país e perfis de suspeitos de terrorismo.

O primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, anunciou que já está em curso uma investigação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR