A ministra do Mar anunciou esta quarta-feira que a intervenção de 17,5 milhões de euros no Porto de Portimão, de forma a poder receber navios até 272 metros de cumprimento, deverá estar concluída até 2020.

“O mais cedo que será possível lançar o concurso para a execução da empreitada será em abril do próximo ano e a obra será concluída até 2020”, disse Ana Paula Vitorino, em reposta aos deputados, durante uma audiência parlamentar na Comissão de Agricultura e Mar.

A ministra do Mar justificou esta data com o decorrer de um concurso público para a elaboração de um estudo sobre o impacto ambiental do projeto de aprofundamento e alargamento do canal de navegação do porto.

“Estima-se que a conclusão do estudo seja em setembro e que a emissão da guia seja no início do próximo ano”, referiu.

A 24 de Novembro foi publicado em Diário da República, o documento estratégico para o aumento da competitividade dos portos comerciais do continente que nota que o Porto de Portimão vai ser alvo de um investimento de 17,5 milhões de euros e que as intervenções incluem obras de dragagem e ampliação do porto.

“O valor total deste projeto está estimado em 17,5 milhões de euros e as suas fontes de financiamento passam por fundos europeus ao abrigo do programa COMPETE 2020 e fundos nacionais da responsabilidade do promotor público”, lê-se no documento.