Pelo segundo ano consecutivo, na Arábia Saudita, decorre o festival de beleza de camelos Rei Abdulaziz, o maior do género no Golfo Pérsico. No concurso deste ano estão em jogo mais de 214 milhões de ryales sauditas — cerca de 45 milhões de euros –, um valor astronómico que tem levado a que alguns donos fizessem de tudo para que os seus camelos se tornassem no arquétipo da beleza do dromedário.

Sim, ao que parece até os camelos têm padrões de beleza: cabeça, olhos e nariz grandes, orelhas delicadas, bochechas largas, lábios grandes, ancas fortes, pêlo sem manchas… A lista continua. Contudo, como é óbvio, nem todos os camelos preenchem a lista de características consideradas mais belas. Por isso, houve quem decidisse submeter os seus dromedários — um animal sagrado, símbolo da Arábia Saudita — a cirurgias plásticas e injeções Botox tendo em vista a conquista do galardão.

No passado dia 24, a organização desqualificou 12 camelos da competição porque os seus donos lhes tinham injetado Botox nos lábios. Em declarações ao jornal The National, dos Emirados Árabes Unidos, Ali al-Mazrouei, filho de um dos maiores criadores de camelos desse país, referiu que concorrentes “usam Botox para o nariz, para o lábio superior, para o lábio inferior e até para o maxilar”. A cabeça, explica, fica “insuflada”.

Dias antes da competição começar foi ainda reportado o caso de um veterinário que foi apanhado a fazer cirurgias às orelhas de camelos para as deixar mais pequenas. Há ainda quem estique diariamente os lábios dos camelos para os deixar maiores ou quem lhes dê hormonas para se tornarem mais robustos e musculados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os donos de camelos que incorrem neste tipo de práticas, de acordo com o The National, não são banidos — apenas o animal é desclassificado. Por isso, os proprietários de vários camelos podem continuar a entrar em competições desde que não seja com o animal com que já foram apanhados a fazer batota. Muitos, incluindo al-Mazrouei, pedem penas mais severas.

“Devia ser aplicada uma multa. Em Abu Dhabi, nas corridas de camelos, quem usa drogas é multado em 50 mil dirhams [cerca de 10 mil euros]. Essa multa ainda não é aplicada para os camelos dos concursos de beleza”, explicou al-Mazrouei.

Nick Stewart, chefe global de campanha do World Animal Protection, considerou que o ato de injetar Botox nos camelos, que classificou como “cruel”, “não tem justificação”. “Compreendemos que os camelos sejam um tesouro nacional na Arábia Saudita, mas os animais não devem ser abusados para propósitos de entretenimento”, disse.

O segundo festival anual de camelos Rei Abdulaziz, no qual participaram cerca de 30 mil camelos, termina esta quinta-feira, dia 1 de fevereiro.