Cinema

Três filmes para ver esta semana

Um drama familiar russo, "A Forma da Água", candidato a 13 Óscares, e "Linha Fantasma", de Paul Thomas Anderson e com Daniel Day-Lewis, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.

"Loveless-sem Amor": uma história passada na Rússia de hoje, que é também sobre a Rússia de hoje

Autor
  • Eurico de Barros

“Loveless — Sem Amor”

Um miúdo de 12 anos, filho de um casal da classe média em processo de divórcio belicoso. O pai e a mãe não param de se hostilizar um ao outro, só pensam neles e nos amantes que entretanto arranjaram. O rapaz sente-se invisível, sem amor, sem carinho e sem ter quem lhe dê atenção e, um belo dia, desaparece. Não fosse passado na Rússia e realizado por Andrei Zvyagintsev, e “Loveless — Sem Amor” seria mais um banal drama da modalidade “cenas de um divórcio”. Mas como o autor de “Elena” e “Leviatã” é um dos mais destacados críticos e cépticos da Rússia de Putin, o filme é uma história de desamor familiar que serve de caixa de ressonância para aquilo que Zvyagintsev entende ser a crise social, das instituições, moral e espiritual que aflige o seu país, e que a frigidez do estilo visual com que ele conta a história também espelha. Ganhou o Prémio do Júri em Cannes e é candidato ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

“A Forma da Água”

Vencedor do Festival de Veneza e candidato a 13 Óscares, este filme de Benicio del Toro é uma homenagem a “O Monstro da Lagoa Negra”, de Jack Arnold (1954) e uma subversão tipicamente contemporãnea dos “monster movies” clássicos. A história passa-se em 1962. A muda e tímida Elisa (Sally Hawkins) é empregada de limpeza num laboratório ultra-secreto para onde foi trazida pelo brutal coronel Strickland (Michael Shannon), uma criatura anfíbia capturada no Amazonas, que o governo americano quer utilizar contra a URSS, que por sua vez ali infiltrou um espião para sabotar as pesquisas. Elisa, às escondidas, começa a entender-se com o monstro, que afinal é bonzinho, e quando percebe que o seu amigo anfíbio não vai ter bom fim, decide passar à acção. “A Forma da Água” foi escolhido com um dos dois filmes da semana pelo Observador, e pode ler a crítica aqui.

“Linha Fantasma”

Naquele que deverá ser o seu último filme, realizado por Paul Thomas Anderson, Daniel Day-Lewis interpreta Reynolds Woodcock, um genial e excêntrico costureiro da alta sociedade da Londres dos anos 50, que vive com a irmã solteirona, Cyril (Lesley Manville) no edifício da luxuosa e exclusiva casa de moda que gerem e de que são os únicos sócios. Um dia, Reynolds aparece com Alma (Vicky Krieps), a sua nova namorada, modelo e funcionária, que vai acabar por lhe perturbar a existência de criador exigentíssimo, misantropo e birrento, e a sua férrea rotina criativa, doméstica e emocional, bem como lutar com Cyril não só pelo coração do irmão, como também pelo poder doméstico e profissional. Nomeado para seis Óscares, “Linha Fantasma”, foi escolhido como um dos dois filmes da semana pelo Observador, e pode ler a crítica aqui.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Europa

Falta de confiança  /premium

Manuel Villaverde Cabral

Por todo o lado são cada vez mais os eleitores que se abstêm ou que se viram para os «populistas» que tudo prometem e, até agora, não conseguem mais do que piorar as coisas, aumentando a instabilidade

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Assinatura - Aceda aos dados da sua assinatura
  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)