A companhia anglo-holandesa Pal-V agendou para o próximo Salão Automóvel de Genebra, em Março, a apresentação do seu primeiro automóvel voador de produção, denominado Liberty. E que, a crer nas fotos já divulgadas, traduz-se numa espécie de fusão entre um carro, um avião e um helicóptero.

Descrito pela própria empresa como “um passo histórico na evolução dos carros voadores”, o veículo parece ser, a avaliar pelas fotos, uma proposta bem menos audaciosa ou futurista do que, por exemplo, os modelos da americana Terrafugia. Por outro lado, o Liberty requer algum trabalho “braçal” para converter o “automóvel” de três rodas num veículo voador – processo que, segundo o fabricante, poderá ser feito em 10 minutos…

Este carro voador conta com um par de hélices de avião Rotax, com a Pal-V a não revelar, por enquanto, mais informações acerca do sistema de propulsão. Garantindo apenas que o veículo cumprirá todos os regulamentos, tanto aéreos como terrestres, quer na Europa quer nos EUA.

“A apresentação do modelo de produção é a hora da verdade”, comenta o CEO da Pal-V, Robert Dingemanse, acrescentando que “todas as certificações necessárias para a comercialização do veículo serão conseguidas com base nesta versão de produção”.

Tendo ainda pela frente alguns testes e a necessária certificação, o Pal-V Liberty deverá começar a ser comercializado no início de 2019. Os preços arrancam em cerca de 320 mil euros, com a edição de lançamento, certamente bem mais equipada, a custar quase 480 mil euros. Caso esteja interessado em reservar, desde já, uma unidade, pode fazê-lo. Mas com uma condição: pagar um sinal de quase 3.000 euros. E, depois, esperar que a “coisa” se concretize…

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR