O Governo de Moçambique assinala esta sexta-feira o arranque do novo ano letivo com uma cerimónia oficial no centro do país, já com as salas prontas para as aulas, que começam na segunda-feira e vão decorrer até novembro. O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano anunciou que vai haver mais 1,2 milhões de crianças nas escolas primárias.

Os novos ingressos deverão elevar o total de alunos do ensino geral primário e secundário do sistema público moçambicano de 6,9 milhões no último ano letivo para mais de sete milhões. Ainda assim, de acordo com o ministério, as novas matrículas no ensino primário representam 87,7% da meta que estava prevista.

Há escolas que em que ainda decorre o processo das matrículas, uma estratégia para que se cumpram as metas estabelecidas, segundo informação das instituições. No total, para este ano, o Governo moçambicano contratou mais cinco mil professores para responder às necessidades do setor.

A última edição do boletim Moçambique, publicação do Governo, refere que “o número está aquém das necessidades, mas é o possível olhando para a disponibilidade financeira”.

A cerimónia central de arranque do ano letivo vai decorrer esta sexta-feira no posto administrativo de Rotanda, província de Manica, centro de Moçambique, e será dirigida pelo primeiro-ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário.

O ano letivo arranca numa altura em que ainda se vive o verão, que coincide com a época das chuvas, decorrendo ao longo de 38 semanas de aulas divididas por três períodos, até 16 de novembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR