Não é um nome novo na elite da moda mundial mas ganhou ainda mais atenção quando foi o atelier escolhido por Meghan Markle para fazer o vestido de noiva da futura mulher do príncipe Harry (além de ser uma das marcas em destaque nas passadeiras vermelhas que por se sucedem na temporada de prémios que vivemos).

Em Londres, no Reino Unido, está instalado o atelier Ralph & Russo, um dos mais bem cotados do momento e o único atelier inglês que é convidado, em mais de 100 anos, para exibir a suas peças na Semana da Alta Costura em Paris. O atelier teve a grande estreia nessa passerelle exclusiva com a coleção de primavera-verão 2014.

Este ano, em janeiro, o atelier também marcou presença no evento:

Tudo começou em 2007 entre os sócios Tamara Ralph e Michael Russo, ambos estilistas. Desde então já vestiram celebridades como a cantora Beyoncé, a atriz Angelina Jolie e a roupa que a futura princesa da família real inglesa, Meghan Markle, usou no anúncio do noivado com o príncipe Harry.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A CNN foi visitar este atelier, numa altura em que está a ser preparada a coleção de primavera-verão 2018. Num vídeo feito pelo canal norte-americano, é possível saber que um vestido pode levar até 300 horas a ser confecionado (o que equivale a sensivelmente duas semanas) e são precisos 20 trabalhadores, duas cidades e uma passerelle para que o trabalho seja concretizado em pleno. Um dos vestidos que são mostrados no vídeo, por exemplo, começou a ser feito há seis meses.

A estilista Tamara Ralph diz que é uma das poucas mulheres a ser convidadas para a Semana da Alta Costura em Paris. E avança que “o segredo das peças que são criadas no Aatelier está nos métodos de produção e nas técnicas usadas”.

“Somos muitos conhecidos pelas pinturas à mão que fazemos nos nossos tecidos”, refere Tamara no vídeo. Depois de pintados, os tecidos são ornamentados com algumas jóias, começam a ser cortados e, finalmente, cozidos sobre um manequim, até serem postos numa modelo real.

Antes de serem mostradas em desfiles como o de Paris, todas as peças do atelier são exibidas numa pequena passagem de modelos para os dois estilistas. “Todas as nossas peças são únicas e demoram meses a serem concluídas. É como preparar um casamento”, finalizada Tamara Ralph.