Várias instituições financeiras norte-americanas estão a recusar financiar bitcoins e outras criptomoedas através dos respetivos cartões de crédito. O JPMorgan Chase, o Bank of America e o Citigroup são alguns dos bancos que já avisaram que estão a suspender as compras feitas com moedas digitais. A porta-voz do JP Morgan, Mary Jane Rogers, disse mesmo que o banco não quer que o risco de crédito seja associada a esta forma de pagamento, avança a Bloomberg.

A Capital One Financial e o Discover Financial Services afirmaram que também não apoiam este tipo de transações. A Mastercard disse esta semana que os volumes de transações da rede aumentou 22% este ano, um crescimento alimentado em parte pelos clientes que usam cartões para comprar moedas digitais. A empresa alertou também para o facto de esta tendência ter começado a diminuir à medida que o valor das criptomoedas descia.

Desde 18 de dezembro que a bitcoin já perdeu mais de metade do seu valor — na sexta-feira estava a ser transacionada, pela primeira vez desde novembro , abaixo de 8.000 dólares –, muito em parte devido às ameaças dos reguladores, ao medo de os preços estarem a ser manipulados e ao facto de o Facebook ter decidido proibir publicidade às criptomoedas na rede social. Várias personalidades e supervisores vieram alertar para o risco de uma bolha neste mercado.

O facto de os bancos estarem a cortar nos cartões torna mais difícil aos entusiastas aceder às moedas digitais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR