O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, apelou este sábado à população para aumentar a produtividade como forma de homenagear todos os que lutaram contra o regime colonial, num discurso por ocasião do feriado dos Heróis Nacionais.

“Renovo o apelo, a todo o povo, para o aumento da produção e produtividade”, da agricultura, à indústria e serviços, “como forma de honrarmos a entrega dos nossos heróis”, referiu na cerimónia central realizada em Maputo.

O chefe de Estado falava depois de ter depositado uma coroa de flores no monumento aos Heróis Nacionais, na data em que se assinala o 49.º aniversário da morte de Eduardo Mondlane, fundador da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo).

Mondlane foi assassinado aos 48 anos em Der-es-Salaam, Tanzânia, num atentado bombista, patrocinado pela Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE) português.

No feriado nacional de 03 de fevereiro são evocadas as personalidades que abdicaram das suas vidas para lutar pela independência de Moçambique.

As cerimónias centrais deste sábado contaram com a presença de antigos dignitários do Estado moçambicano, representantes de partidos políticos e do corpo diplomático acreditado em Moçambique, além da população.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR