Aconselhe um amigo e ganhe 5% de desconto, ou um artigo no valor de 10 euros, é uma técnica habitual para aumentar as vendas. A Tesla aplicou-a aos automóveis mas, face ao elevado custos dos seus veículos, teve de realizar um upgrade de 10 para 1.000 dólares como bónus por cada novo cliente indicado, prémio exclusivo para clientes da marca que, para se tornar ainda mais apetecível, é reforçado com a oferta de recarregar gratuitamente a bateria dos seus Model S e X.

Na passada semana, este programa do construtor americano foi actualizado, reforçando os atractivos com uma proposta algo estranha. Além dos prémios monetários e em energia (sendo os segundos bastante mais valiosos do que os primeiros), a marca de Elon Musk passou a oferecer aos seus clientes, que angariem novos compradores, a possibilidade de fazer uma corrida na pista de testes da Tesla. O bólide colocado à disposição dos premiados não é o novo Model 3, nem os superpotentes Model S e X, mas sim o Semi, o tractor de semi-reboque.

A melhor volta conseguida por cada cliente vai permitir elaborar uma tabela classificativa, que será pública através da própria app do fabricante, sendo que ainda não foi anunciado se vai ser atribuído um prémio ao cliente mais rápido.

Apesar do Model S P100D ser capaz de acelerar até aos 100 km/h em menos de 2,5 segundos, em modo Ludicrous, a verdade é que o Semi deve ser ainda mais impressionante na aceleração, apesar de cumprir esta fasquia em sensivelmente 5 segundos, não muito distante dos 4,6 segundos de que necessita um Porsche 911. Além do maior peso, há ainda que considerar o volume do tractor e a sensação há muito enraizada de que este tipo de veículos pesados, nas versões a gasóleo, são tradicionalmente mais lentos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR