O Presidente cessante do Chipre, Nicos Anastasiades, voltou este domingo a apelar ao voto nas presidenciais, depois de ele próprio se deslocar às urnas na segunda volta desta eleição, cuja primeira volta venceu há uma semana.

“Não votar é como deixar outro decidir por vocês”, disse Anastasiades (conservador), que na primeira volta conseguiu 35% dos votos, contra 30% para Stavros Malas, um antigo ministro da Saúde apoiado pelos comunistas.

A abstenção na primeira volta foi de 28% e os candidatos derrotados na primeira volta recusaram tomar posição, nomeadamente Nicolas Papadopoulos (centro), que conseguiu um quarto dos sufrágios.

Às 12h00 locais (10h00 em Lisboa), a taxa de participação era de 32,6%, mostrando uma ligeira subida em relação à primeira volta. Anastasiades anunciou, após vencer a primeira volta, estar disposto a formar um governo de consenso alargado, para continuar as políticas desenvolvidas nos últimos anos, “sem fazer experiências”.

Os cerca de 550.000 eleitores cipriotas gregos devem escolher qual dos dois candidatos está na melhor posição para realizar reformas económicas e relançar as conversações sobre a reunificação da ilha. A questão da divisão da ilha, que se prolonga desde 1974, esteve no centro da campanha eleitoral.

Anastasiades e Malas disputam a presidência da República de Chipre, membro da União Europeia e da zona euro, que apenas controla dois terços do território. O resto da ilha é controlado pela autoproclamada República Turca de Chipre do Norte (RTCN), apenas reconhecida pela Turquia. A votação decorre até às 18h00 (16h00 em Lisboa) e os resultados devem ser anunciados às 19h30 (17h30).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR