O trânsito estará condicionado a partir desta segunda-feira e até junho na avenida 24 de Julho de Maputo, uma das principais artérias da capital moçambicana, anunciou a empresa que está a construir a nova ponte sobre a baía da cidade.

A circulação estará limitada junto à praça 16 de Junho, extremidade poente da avenida, devido às obras de construção de um dos viadutos que permitirá o acesso ao tabuleiro da ponte Maputo – Katembe, na margem sul da baía.

Os trabalhos de construção decorrerão até 20 de junho, de acordo com a previsão da Empresa de Desenvolvimento Maputo Sul e o Conselho Municipal da Cidade de Maputo.

As autoridades recomendam a utilização de vias alternativas para acesso à praça, como a avenida do Trabalho e a avenida da ONU.

A construção dos viadutos é uma das últimas fases das obras até à inauguração daquela que será a maior ponte suspensa de África, com uma extensão de três quilómetros. A ponte começou a ser construída em 2014.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As fundações das duas torres principais chegam aos 100 metros de profundidade e a altura do tabuleiro permitirá a navegação de barcos com até 60 metros para o porto de Maputo.

A inauguração ainda não tem data prevista.

O projeto da ponte rodoviária e cerca de 200 quilómetros de acessos entre Maputo e a Ponta do Ouro custa 785 milhões de dólares, financiados com um empréstimo da China que entrega a obra em modo “chave na mão”, ou seja, trata de tudo e entrega a obra feita.

Algumas das vias já estão abertas e o projeto global inclui ainda outras cinco pontes mais pequenas.