O governo de Moçambique apela à poupança de água na região da capital, Maputo, devido ao baixo nível de armazenamento da barragem dos Pequenos Libombos, que no último mês passou de 20,14% para 19,8%, segundo dados consultados pela Lusa.

O estado da albufeira reflete a precipitação abaixo da média registada na atual época das chuvas, que vai de outubro a abril, em quase toda a África Austral.

“Com exceção das províncias de Cabo Delgado e Nampula, no norte de Moçambique, a chuva que tem caído na região da África Austral está 30% abaixo da média de longo prazo”, refere-se no último relatório do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

Segundo o documento, as previsões apontam para precipitação mais intensa no resto da estação das chuvas, até ao fim de abril, capazes de aproximar os registos da média da época.

Até que se confirmem tais previsões, as autoridades estão a apelar à contenção no consumo (por exemplo, na rega de relvados) ao mesmo tempo que a Direção Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos anunciou que está a fazer um levantamento de fontes alternativas para abastecimento da rede de água de Maputo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR