Conhecido que é há muito o desejo dos chineses da Geely de se tornarem accionistas de referência do fabricante alemão Daimler, depois de já terem adquirido marcas europeias como a Volvo ou a Lotus, parece que o caso pode conhecer, em breve, novos desenvolvimentos. Muito provavelmente, a favor das pretensões asiáticas.

A notícia é avançada pelo semanário alemão Bild am Sonntag, segundo o qual o Zhejiang Geely Holding Group, o grupo por detrás do fabricante automóvel Geely, terá já definido planos para, mesmo com a pouca receptividade demonstrada pela actual administração do fabricante alemão, avançar para a compra de acções que lhe permitam vir a deter uma posição accionista maioritária no construtor automóvel proprietário das marcas Mercedes-Benz e Smart.

Recorde-se que notícias surgidas em Novembro último davam conta de uma recusa, por parte da Daimler, relativamente a uma oferta do grupo chinês, para compra de até 5% das acções do fabricante alemão, a um preço abaixo do estipulado pelo mercado. Sendo que, na altura, a companhia germânica terá convidado a Geely a comprar acções, sim, mas no (e ao preço) do mercado aberto.

Geely. Chineses compram grande fatia da Mercedes?

Fontes ligadas ao fabricante automóvel chinês revelaram então que este estaria interessado na tecnologia de baterias eléctricas que a Daimler tem vindo a desenvolver, com a Geely a ter como objectivo criar uma joint-venture, no domínio do veículo eléctrico, em Wuhan, na China.

Proprietária das marcas automóveis Mercedes-Benz e Smart, entre outras, a Daimler tem, actualmente, como principal accionista a Kuwait Investment Authority, detentora de 6,8% do capital, logo seguida dos norte-americanos da BlackRock, com 6%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR