A Federação Internacional do Automóvel (FIA) aprovou um campeonato de modelos de produção eléctricos, organizado pela Electric GT, e com base no modelo Tesla Model S P100D. A competição arranca já este ano.

A aprovação da competição por parte da FIA surge depois do Model S que será utilizado no campeonato ter passado nos testes de segurança, permitindo assim ao organismo que superintende o desporto automóvel a nível mundial concordar com a realização de um campeonato de GT eléctricos.

Os regulamentos, entretanto também já divulgados, estipulam que as corridas, ainda em número não conhecido, far-se-ão num formato de três heats de qualificação e duas corridas com perto de 60 km cada uma, realizadas não apenas durante o dia, mas também à noite. E, ainda de acordo com as regras já aprovadas, os carros não poderão anunciar potências acima dos 795,3 cv.

Curioso, no entanto, é também o facto de o regulamento determinar que os dois melhores classificados nas corridas, assim como os dois pilotos mais votados pelo público tenham de confrontar-se ainda em sessões de drifts, em que estarão em disputa mais três pontos para o campeonato, de forma a poderem declarar-se vencedores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR