A proposta da criação de listas transnacionais para o Parlamento Europeu foi chumbada esta quarta-feira pelos eurodeputados, avança a agência Reuters. Os 274 votos a favor da proposta não foram suficientes para os 368 contra e para as 34 abstenções.

Com esta proposta, seria permitida a criação de listas com deputados de diferentes Estados-membros da União Europeia.

Dos 73 assentos no Parlamento libertados pela saída do Reino Unido (com o Brexit, o número de eurodeputados diminuirá de 751 para 705), 27 serão redistribuídos por 14 Estados-Membros, à luz do princípio da proporcionalidade degressiva, mantendo Portugal o atual número de eurodeputados (21) nas eleições europeias de 2019.

O presidente francês Emmanuel Macron apoia a proposta — que defende que deve ser votada em maio do próximo ano — e garantiu que vai continuar a exercer pressão para que as listas transnacionais sejam criadas. “França vai continuar a defender esta ideia nos próximos meses e anos porque defende que iria contribuir para o reforço da democracia europeia ao promover debates sobre desafios europeus e não apenas nacionais, durante as eleições da UE”, afirmou o presidente num comunicado citado pela agência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR