Rádio Observador

Jaguar

Clássico e proibitivo: Jaguar Type D de regresso

A divisão de clássicos da Jaguar Land Rover vai colocar um ‘novo’ modelo na rua. Sessenta e quatro anos depois de ter surgido o Type D, serão produzidas mais 25 unidades do lendário roadster.

“Reeditar” clássicos está na moda entre as marcas britânicas: a Aston Martin fê-lo com uma série limitada do DB5, a Land Rover anunciou semelhante destino para o icónico Range Rover e a Jaguar já bebeu desta fonte por duas vezes, recuperando os míticos E-Type Lightweight XKSS. Como não há duas sem três, a marca do felino volta agora ao ataque, com a sua divisão de clássicos a deitar mãos à obra a fim de produzir 25 unidades de um dos mais lendários carros de competição da Jaguar: o Type D, vencedor das 24 Horas de Le Mans por três vezes consecutivas (entre 1955 e 1957).

Não deixa de ser curioso as voltas que a história dá: originalmente, a Jaguar planeou fabricar 100 unidades do Type D, o que nunca aconteceu. Ficaram a faltar 25, precisamente o número de exemplares que vão sair da Jaguar Land Rover Classic Works, por valores que ainda não foram divulgados, mas que, provavelmente, se situarão algures na casa do milhão de libras, ou seja, qualquer coisa como 1,1 milhões de euros. Em troca, o proprietário de uma destas unidades não só fica com uma relíquia rara, como pode “curti-la” em pista, pois é expectável que os carros venham a ter uma homologação que lhes permita participar em provas para clássicos da FIA.

Antes disso, o fabricante britânico deverá ir ao “baú das recordações”, a fim de recuperar os planos originais do modelo que, recorde-se, teve e voltará a ter nesta sua “segunda vida” duas declinações – a short nose e a long nose, distintas pelo pára-brisas (mono ou bilugar) e o design da barbatana traseira.

Todo o trabalho de produção do “novo” Type D será artesanal, com os técnicos britânicos a terem de reproduzir fielmente o seis cilindros em linha com 250 cv de potência máxima, que começou por ser um 3,4 litros para, em 1957, ver a sua capacidade aumentar para 3,8 litros.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: scarvalho@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)