A GNR da Guarda anunciou esta quinta-feira que pediu a colaboração da Igreja para que os padres ajudem a sensibilizar as populações para a necessidade da limpeza dos terrenos em redor dos aglomerados populacionais e das habitações.

O Comandante Territorial da GNR da Guarda, coronel Cunha Rasteiro, disse esta quinta-feira em conferência de imprensa que enviou uma missiva ao bispo da Guarda, Manuel Felício, a solicitar que os padres transmitam nas suas homilias “a informação de que é necessário limpar” os terrenos em redor das aldeias e dos edifícios isolados.

A lei obriga à limpeza de uma faixa de gestão de combustível de 100 metros de terreno à volta dos aglomerados populacionais e também em redor das habitações isoladas e das vias de comunicação.

A GNR da Guarda está a desenvolver, nos 14 concelhos do distrito, a operação “Floresta Protegida”.

Segundo o Comandante do Comando Territorial, até ao momento foram realizadas 262 ações de sensibilização junto de autarcas, agricultores, sapadores florestais, dirigentes associativos, entre outros responsáveis.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Até 15 de março contamos fazer, em média, cerca de dez ações por dia em todo o distrito”, vaticinou Cunha Rasteiro.

O responsável referiu que a instituição conta com o apoio das várias autarquias para que a mensagem possa chegar junto dos proprietários dos terrenos, uma vez que “a maior preocupação” são os casos dos terrenos em que “não se consegue identificar a quem pertencem”.

A GNR da Guarda anunciou também na conferência de imprensa que este ano vai retomar as tertúlias “Serões da Guarda”, a realizar no café concerto do Teatro Municipal local, para debate de temas relacionados com a área da segurança.

A primeira iniciativa está marcada para o dia 20 de fevereiro, às 21:00, e será sobre a temática “Proteção da Natureza – Incêndios Florestais”.

Seguem-se ações sobre ‘cibersegurança’ (28 de março), violência doméstica (17 de abril) e segurança rodoviária (17 de maio).

Nos “Serões da Guarda”, a GNR quer “envolver a sociedade, não só da Guarda, como também do distrito”, segundo o seu comandante distrital.