Alemanha

Airbus multada em 81 milhões na Alemanha por alegado caso de corrupção

114

A empresa fabricante de aviões Airbus foi multada em 81 milhões de euros na sequência de um caso de alegada corrupção relativo à venda de 18 aviões de combate Eurofighter à Áustria.

ERWIN SCHERIAU/EPA

A justiça alemã anunciou esta sexta-feira que aplicou uma multa de 81,25 milhões de euros ao fabricante de aviões europeu Airbus, num caso de alegada corrupção relativo à venda de 18 aviões de combate Eurofighter à Áustria.

A venda foi em 2003 e a multa, “aceite pela empresa”, encerra um inquérito aberto pelo Ministério Público de Munique sobre o caso, refere um comunicado deste.

“O resultado das investigações, iniciadas em 2012, não confirmou as alegações de corrupção”, reagiu a Airbus num outro comunicado.

Se os investigadores não encontraram provas do pagamento de subornos para garantir a atribuição do contrato, o Ministério Público considerou que a Airbus falhou no dever de supervisão ao autorizar a antiga direção a efetuar pagamentos de milhões de euros relacionados com o contrato “para fins não esclarecidos”.

O Ministério Público elogiou a companhia por ter cooperado na investigação e por ter aprovado regras que sugerem “que essas práticas não se repetem”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Europa

Falta de confiança  /premium

Manuel Villaverde Cabral

Por todo o lado são cada vez mais os eleitores que se abstêm ou que se viram para os «populistas» que tudo prometem e, até agora, não conseguem mais do que piorar as coisas, aumentando a instabilidade

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Assinatura - Aceda aos dados da sua assinatura
  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)