Cabo Verde

Cabo Verde ratifica acordo para isenção de vistos com Moçambique

O Governo de Cabo Verde anunciou que já ratificou o acordo com Moçambique para isenção de vistos, uma medida que entra imediatamente em vigor.

Ana Freitas/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

O Governo de Cabo Verde anunciou esta sexta-feira que já ratificou o acordo com Moçambique para isenção de vistos, uma medida que entra imediatamente em vigor e que visa melhorar a mobilidade entre os dois países.

“O Governo decidiu ratificar o acordo entre o Estado de Cabo Verde e o Estado de Moçambique para a isenção de vistos a cidadãos moçambicanos e cabo-verdianos”, anunciou o ministro Fernando Elísio Freire, em conferência de imprensa, para dar a conhecer as medidas saídas da reunião do Conselho de Ministros, realizada na quinta-feira.

Os Governos de Cabo Verde e de Moçambique assinaram em fevereiro de 2014, em Maputo, o acordo para a isenção mútua de vistos em passaportes ordinários, mas Fernando Elísio Freire explicou que até ao momento só Moçambique tinha ratificado o acordo.

“[Moçambique] estava à espera dos procedimentos internos de Cabo Verde. Agora é só avançar. O Estado moçambicano também já fez as ‘démarches’ necessárias para efetivação de isenção de vistos”, afirmou o ministro, informando que a medida será agora publicada no Boletim Oficial para entrar imediatamente em vigor.

O ministro dos Assuntos Parlamentares, do Desporto e da Presidência do Conselho de Ministros afirmou que os vistos serão até 30 dias de permanência nos respetivos países e podem ser prorrogados até 90 dias e no prazo de um ano.

A isenção de vistos será para cidadãos dos respetivos países que se desloquem para o território de cada uma das partes em turismo, visita ou negócios. “Esta é uma decisão muito importante para a melhoria da mobilidade entre os dois países e também daquilo que é o objetivo estratégico do Governo de Cabo Verde sobre a livre circulação no espaço da Comunidade dos Países Língua Portuguesa (CPLP)”, disse o governante.

Considerando que se trata de um “passo extraordinário”, Fernando Elísio Freire salientou que a CPLP está-se a tornar num espaço de livre circulação e espera “dar o salto” no sentido da liberdade de circulação para os cidadãos da comunidade lusófona.

Na conferência de imprensa, Elísio Freire lembrou que Angola vai ratificar o acordo para “isentar vistos” aos cidadãos cabo-verdianos, uma medida anunciada esta semana, durante uma visita àquele país do ministro dos Negócios Estrangeiros cabo-verdiano, Luís Filipe Tavares.

Cabo Verde vai isentar de vistos cidadãos da União Europeia e do Reino Unido, uma medida prevista para entrar em vigor em maio, e está também a trabalhar para aplicar a mesma medida aos cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e países europeus como a Suíça.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Europa

Falta de confiança  /premium

Manuel Villaverde Cabral

Por todo o lado são cada vez mais os eleitores que se abstêm ou que se viram para os «populistas» que tudo prometem e, até agora, não conseguem mais do que piorar as coisas, aumentando a instabilidade

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Assinatura - Aceda aos dados da sua assinatura
  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)