O Comissário Europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises considerou esta sexta-feira em Lisboa, num encontro com estudantes sírios, que “Portugal está a liderar pelo exemplo no acolhimento de refugiados” da Síria.

“Portugal está a liderar pelo exemplo no acolhimento de refugidos sírios. Quero congratular, em primeiro lugar, o povo português pela sua generosidade, mas também o governo, a Academia e, acima de todos, o presidente Jorge Sampaio pela sua iniciativa”, disse o cipriota Christos Stylianides no decorrer de um encontro na Reitoria da Universidade de Lisboa.

Stylianides tinha acabado de se reunir com o ex-Presidente da República Jorge Sampaio, que fundou em 2013 e preside a Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência para Estudantes Sírios, que permitiu o acolhimento em Portugal de várias dezenas de estudantes daquele país em guerra.

Perante sete estudantes sírios que integram o programa, o comissário cipriota enalteceu a iniciativa de Sampaio, considerando que foi “fundamental” para “garantir que [os estudantes] podem continuar os estudos, num ambiente seguro e partilhar com outros alunos este mesmo ambiente seguro”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Eu sei que é muito difícil deixar para trás todas estas experiências dolorosas. Mas pela minha própria experiência, posso dizer que vocês têm de continuar. E estou muito orgulhoso, porque vocês já mostraram que podem seguir em frente, independentemente dos obstáculos”, disse Stylianides aos estudantes sírios.

Os estudantes provenientes da Síria, por seu lado, reconheceram a boa integração em Portugal, quer na sociedade quer na universidade. Vários estão a fazer estudos superiores em áreas tão diversas como a Robótica, a Arquitectura, Direito Internacional ou Matemática.

“Todos vocês querem voltar [à Síria]. Muito obrigado. Através das vossas histórias colhemos encorajamento para continuar, para encontrar formas de vos ajudar, mas também para o processo de paz na Síria”, disse o comissário europeu.