O presidente  da câmara municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, acredita que pode vencer, pela primeira vez, o PSD nas eleições regionais do próximo ano. Em entrevista ao DN/TSF, Paulo Cafôfo afirma que não acredita em “heróis nem em messias”, mas avançou porque é constante o “apelo” para que fosse candidato. Na mesma entrevista, Cafôfo garante que não falou com António Costa sobre o assunto, mas defende que o Governo do socialista será um grande aliado da Madeira durante a sua presidência.

Sobre a responsabilidade na queda da árvore que matou 13 pessoas no Funchal, Paulo Cafôfo está tranquilo: “Isso aconteceu em agosto, houve as eleições em outubro, há uma avaliação política que já foi feita aquando das eleições e, portanto, tendo em conta até o próprio período eleitoral que estava no auge, neste momento estou tranquilo”.

A ideia veiculada é de que tinha sido o secretário-geral do PS a desafiar Cafôfo a avançar, mas 0 autarca garante: “António Costa não falou comigo em todo o processo. Acho que por vezes há muito ruído aqui à volta do António Costa (…). Não há aqui qualquer ação do António Costa, agora estou certo, obviamente, que ele terá todo o interesse em que haja um sucesso da nossa ação política aqui na Madeira”.

Cafôfo — que vai ter como adversário o atual presidente do Governo regional, Miguel Albuquerque — diz que não se deve pedir ao povo maioria, mas admite que é “muito mais fácil governar com maioria absoluta.” Apesar disso, no primeiro mandato, o autarca conseguiu governar mesmo sem maioria. Aí, já tinha tido uma vitória surpreendente numa grande coligação contra o PSD, daí que diga entre sorrisos: “Eu diria que antes do António Costa nós, aqui no Funchal, já tivemos uma geringonça.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR