A Casa Branca negou esta segunda-feira que os Estados Unidos estejam em conversações com Israel sobre um projeto para anexar colonatos na Cisjordânia ocupada, como afirmou o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, desencadeando críticas da administração palestiniana.

As afirmações de que tais discussões estão em curso “são falsas”, disse um porta-voz da Presidência dos Estados Unidos, Josh Raffel, que trabalha com o genro do presidente Donald Trump, Jared Kushner, encarregado deste dossiê na administração.

“Os Estados Unidos e Israel nunca discutiram tal proposta e o Presidente continua focado na sua iniciativa de paz israelo-palestiniana”, acrescentou o porta-voz.

A reação de Washington surge horas depois de um porta-voz de Benjamin Netanyahu ter afirmado a deputados do seu partido, o Likud (direita), que discute o plano “há algum tempo” com a administração norte-americana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Acerca da anexação, posso dizer-vos que já há algum tempo falo com os norte-americanos sobre o assunto”, disse Netanyahu, segundo a mesma fonte.

Numa entrevista divulgada no domingo pelo diário gratuito Israel Hayom, Donald Trump expressou preocupação com a expansão dos colonatos israelitas. Os colonatos, em território palestiniano ocupado (Cisjordânia) ou anexado (Jerusalém oriental) são considerados ilegais pelas Nações Unidas.

“Os colonatos complicam muito a situação e sempre dificultaram as negociações de paz, por isso penso que Israel deve ter muito cuidado com os colonatos”, disse Trump na entrevista, onde declara não ter a certeza de que Israel queira concluir um acordo de paz com os palestinianos.