A empresa mineira britânica Xtract Resources anunciou hoje que vai iniciar a exploração de um novo bloco de depósitos de ouro no centro de Moçambique, graças a um acordo com outra firma já instalada na zona.

A sul-africana Omnia já opera na província de Manica e o contrato entre ambas as empresas prevê que esta inicie hoje a instalação de estruturas para o processamento de zonas de aluvião onde se encontra o metal precioso. “O acordo prevê que o bloco seja processado na unidade industrial da Omnia, que se situa nas proximidades”, referiu a Xtract numa informação aos acionistas.

A empresa prevê assim um aumento da capacidade de processamento para níveis acima do previsto, reduzindo para seis anos o prazo previsto até à exploração completa do bloco. Além de Moçambique, a firma britânica opera também no Chile e na África do Sul.

A província de Manica, que faz fronteira com o Zimbabué, é uma das regiões de Moçambique mais ricas em ouro e pedras preciosas, o que atrai a atividade de empresas mineiras, assim como de garimpeiros dos países vizinhos.Lusa/Fim

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR