Óscares

Primeiro o Arroios Film Festival, depois os Óscares? “Watu Wote” vence prémio de melhor curta

A curta-metragem "Watu Wote", da realizadora alemã Katja Benrath, venceu o primeiro prémio do Arroios Film Festival. O filme também está nomeado para os Óscares.

A curta-metragem “Watu Wote”, da realizadora alemã Katja Benrath, foi galardoada com o prémio principal do Arroios Film Festival. A distinção foi anunciada esta terça-feira, menos de um mês da cerimónia dos óscares, a 4 de março, onde “Watu Wote” é um dos cinco nomeados para o prémio de melhor curta-metragem.

O filme, com uma duração de 22 minutos, inspira-se na história verídica de uma tentativa de atentado terrorista por parte do grupo al-Shabab contra um autocarro no Quénia, perto da fronteira com a Somália. Aconteceu em dezembro de 2015.

O atentando não chegou a ser consumado porque os muçulmanos a bordo do autocarro recusaram obedecer às ordens dos terroristas, que queriam que eles identificassem os passageiros cristãos.

O al-Shabab é um grupo terrorista islamista com predominância na Somália e que tem feito vários atentados terroristas no Quénia por aquele país vizinho ajudar as autoridades de Mogadíscio no combate àqueles extremistas. Entre os mais mortíferos, conta-se o ataque ao centro comercial Westgate, em Nairobi, onde morreram 67 pessoas; e o tiroteio na Universidade de Garissa, onde morreram 148 pessoas.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: jadias@observador.pt
Eutanásia

A democracia não é absoluta

Mário Pinto

Depois da enunciação da da dignidade da pessoa humana, a Constituição portuguesa faz a listagem enunciativa dos "Direitos, liberdades e garantias". E começa dizendo assim: "A vida humana é inviolável"

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Assinatura - Aceda aos dados da sua assinatura
  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)