O novo presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed), Jerome Powell, afirmou hoje que vai estar “atento a qualquer risco” para a “estabilidade financeira”, depois das turbulências na semana passada em Wall Street.

“Estaremos atentos a qualquer risco em desenvolvimento para a estabilidade financeira”, afirmou Powell na posse formal do cargo, depois de ter assumido funções em 03 de fevereiro, em substituição de Janet Yellen.

Estas são as primeiras declarações de Powell depois de na semana passada Wall Street ter registado uma forte queda, provocando incerteza nos mercados, com o índice industrial Dow Jones a somar quedas de 5,2%, o maior recuo em dois anos.

“O sistema financeiro está incomparavelmente mais forte e seguro, com muito mais capital e liquidez, melhor gestão de riscos e outras melhorias”, acrescentou Powell sobre as medidas de reforço aplicadas pelo banco central norte-americano na grave crise económica de 2008-2010.

Sobre a política monetária da Fed, reiterou que atravessa “um processo de normalização gradual tanto das taxas de juro, como do equilíbrio”.

A próxima reunião de política monetária da Fed está prevista para 20 e 21 de março.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR