África do sul

Presidente sul-africano diz que se demite se a moção de censura for aprovada

Jacob Zuma acabou por indicar que aceitará a decisão do Parlamento, de deixar o cargo, rejeitando, porém, a exigência do ANC para se demitir antes da votação de quinta-feira à tarde.

KIM LUDBROOK/EPA

O chefe de Estado da África do Sul, Jacob Zuma, afirmou esta quarta-feira que abandonará a Presidência se o Parlamento votar, quinta-feira, a favor da moção de censura apresentada pelo próprio Congresso Nacional Africano (ANC, no poder desde 1994).

Em declarações à cadeia de televisão pública sul-africana SABC, e após várias insistências do jornalista, Zuma, no cargo desde 2009, acabou por indicar que aceitará a decisão do Parlamento, rejeitando, porém, a exigência do ANC para se demitir antes da votação de quinta-feira à tarde.

Zuma, que indicou que fará uma declaração ao país ainda este dia, adiantou que está a ser “vítima” e que discorda dos esforços do ANC para demiti-lo. Por outro lado, assumiu que pensou em apresentar a demissão, mas que decidiu, depois, ficar “mais uns meses” num cargo que, constitucionalmente, vigora até 2019, ano de eleições presidenciais.

“Não fiz nada de mal (…). Estou em desacordo com a decisão (do ANC). Mas se o parlamento disser que não me quer mais, partirei”, sublinhou Zuma.

Na entrevista à SABC, Zuma considerou “injusta” a decisão do ANC de exigir a sua demissão, realçando que o partido não apresentou “razões claras” para tal. O ANC indicou que, caso Zuma não se demita do cargo, está já marcada para a tarde de quinta-feira a apresentação, no parlamento, de uma moção de censura.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Eutanásia

Carta aos deputados do PSD sobre a eutanásia

Sofia Galvão

Os partidos não pediram um mandato aos eleitores em 2015 para alterar o statu quo no que diz respeito à eutanásia. Também por essa razão, os deputados do PSD têm a obrigação de votar contra.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Assinatura - Aceda aos dados da sua assinatura
  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)