A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai reforçar o armamento dos agentes para fazer face à ameaça terrorista, avança esta quarta-feira o Jornal de Notícias, detalhando que as forças de elite da PSP deverão receber cerca de 200 espingardas novas, de calibre 5,56 mm.

A medida, que pretende substituir gradualmente armas que já são usadas há mais de 30 anos, vem na linha de opções semelhantes tomadas por outros países europeus. Em França e em Espanha os agentes policiais já utilizam estas espingardas — modelo HK G36 –, desde os atentados de Paris, em novembro de 2015.

Segundo explica o JN, estas armas oferecem mais garantias de que um ataque terrorista semelhante aos que já têm ocorrido noutros países, levado a cabo pelos chamados ‘lobos solitários’, possa ser neutralizado ainda numa fase inicial.

As espingardas, que pesam 2,82 kg e têm uma capacidade de disparar 750 tiros por minuto a uma velocidade de 850 metros por segundo, custam 1.000 euros. A verba para este investimento, avança ainda o JN, vem a Lei de Programação e Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança.

As novas armas deverão ser distribuídas à Unidade Especial de Polícia, sobretudo ao Corpo de Intervenção e ao Grupo de Operações Especiais. Estas forças atualmente utilizam a pistola-metralhadora HK MP5, que passará para as esquadras de intervenção.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR