Há 22 atletas norte-coreanos a competir nos Jogos Olímpicos de inverno na Coreia do Sul, um país que só está separado da Coreia do Norte por uma zona desmilitarizada junto ao Paralelo 38. Mas atravessar esse paralelo foi como entrar numa nova dimensão para a delegação da Coreia do Norte, que incluiu um coro de 229 mulheres que atuou na cerimónia de abertura do evento: é que até o facto de a luz não ter falhado será motivo de fascínio para os norte-coreanos.

[Recorde o vídeo que desvenda quem são os mascarados que acompanham as cheerleaders da Coreia do Norte nos Jogos Olímpicos]

[jwplatform u5CddP10]

As diferenças mais flagrantes entre a Coreia do Norte e a do Sul estão nas manifestações artísticas, desde os monumentos até às publicidades. Na Coreia do Norte, a maior parte dos monumentos é alusiva a alegadas conquistas históricas norte-coreanas (muitas delas mal contadas) e são elogios aos líderes do país: qualquer outro tipo de manifestação artística — desde as publicidades aos sinais de neon espalhados pela rua — são raros ou inexistentes na Coreia do Norte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Outra diferença que a delegação da Coreia do Norte terá notado ao entrar na vizinha Coreia do Sul foi a alimentação: enquanto no país que recebe os Jogos Olímpicos alimentos como a carne são comuns, para os norte-coreanos esses produtos são considerados um luxo. O mesmo acontece com os carros: eles abundam na Coreia do Sul, mas no Norte só existem na capital e apenas para os mais ricos e poderosos.

[Saiba o que cantam os membros da claque norte-coreana na Coreia do Sul]

[jwplatform KIfewhyk]

A Coreia do Sul também terá surpreendido os norte-coreanos pela quantidade de acesso à informação que está disponível: na Coreia do Sul, a televisão é controlada pelo governo, a Internet é limitada e o número de telemóveis é muito inferior. Nada de estranhar num país onde o comboio de alta velocidade onde a delegação da Coreia do Norte andou é uma realidade completamente díspar dos sistemas de transporte velhos e desatualizados que existem por lá. Até para viajar é preciso autorização.

Veja estas e outras diferenças na fotogaleria.