Último elemento a ser conhecido de um novo trio de “mosqueteiros” criado pelo Grupo PSA e com construção prevista para a fábrica portuguesa de Mangualde, o novo Peugeot Partner, a partir de agora denominado Rifter, foi oficialmente revelado, antes da sua primeira aparição pública, o que acontecerá já em Março, no Salão de Genebra. O MPV francês traz novidades no capítulo estético, mas também ao nível da tecnologia e mecânica.

Partilhando não só a plataforma EMP2 da PSA, como também grande parte das soluções técnicas e tecnológicas com os “irmãos” Citroën Berlingo e Opel Combo, o novo Peugeot Rifter aposta nas dimensões compactas, na modularidade e funcionalidade, mas também na segurança e no conforto, para conquistar, principalmente, as famílias jovens. Sobretudo as que procuram uma proposta versátil e apta, até, para a aventura.

Com uma estética em muitos aspectos semelhante à dos modelos de turismo da Peugeot, o Rifter destaca-se, visualmente, pelas novas ópticas com tecnologia LED, uma carroçaria elevada e com várias protecções em plástico para os momentos de maior aventura fora-de-estrada, jantes de 17″ e pára-choques com protecções plásticas na parte inferior. Mais uma vez, a convidar à evasão.

Acessibilidade favorecida, habitabilidade elevada

A favorecer a acessibilidade, portas laterais de correr, conjugadas com um generoso portão traseiro, para facilitar a utilização de um espaço de carga cuja capacidade começa nos 775 litros. Ainda que, depois, variando na capacidade máxima consoante o tipo de carroçaria escolhida – mais curta, com 4,40 m de comprimento, ou mais longa, com 4,75 m. Basicamente, uma diferença de 35 cm, ainda que com ambas a poderem oferecer tanto uma lotação de cinco lugares como de sete.

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Aliás, passando ao interior, encontram-se mais elementos importados dos tradicionais veículos de passageiros da marca do leão, entre os quais, o já conhecido Peugeot i-Cockpit com o seu volante mais pequeno e cortado na base, um painel de instrumentos colocado em posição elevada e um ecrã táctil de 8″. Sendo que os próprios revestimentos foram igualmente melhorados, ao mesmo tempo que os espaços de arrumação aumentam em capacidade.

Destaque ainda para a disponibilização de uma ainda mas enriquecida versão GT Line, marcada por soluções como pormenores em Negro Onyx, jantes de 17″ específicas, logótipos GT Line, além de revestimentos distintos no interior.

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Tecnologia (também de segurança) em alta

O novo Rifter integra vários sistemas de segurança e ajuda à condução, entre os quais, o cruise control adaptativo, o reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de transposição involuntária da faixa de rodagem, alerta de cansaço do condutor, controlo de estabilidade do reboque, sensor de luz e câmara traseira Visiopark 180º.

Já em termos de conectividade é de referir a introdução de um novo sistema de informação e entretenimento, compatível com MirrorLink, Apple CarPlay e Android Auto, todos eles acessíveis através do já referido ecrã táctil de 8″. Do pacote fazem ainda parte duas entradas USB, uma tomada de áudio e a possibilidade de incluir um sistema de carregamento wireless de smartphones.

Pronto para a aventura, a gasolina ou diesel

No domínio das motorizações, a oferta contempla blocos quer a gasolina quer a gasóleo. No primeiro caso, traduzida num 1,2 litros PureTech, com 110 e 130 cv. Ambas as versões contam com sistema Stop&Start, diferenciando-se apenas na transmissão – o bloco de 110 cv está acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades, ao passo que o de 130 cv é conjugado com a transmissão automática EAT8 de oito relações.

Quem preferir o diesel tem como alternativa um 1.5 BlueHDi, proposto com três níveis de potência: 75, 100 e 130 cv. Os dois primeiros com caixa manual de seis velocidades, ao passo que o último com transmissão manual de seis velocidades ou automática de oito relações.

Igualmente disponível, embora apenas como opcional, uma versão de quatro rodas motrizes, desenvolvida em conjunto com a Dangel, e que conta, de série, com as tecnologias Advanced Grip Control e Hill Descent Control.

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