O Governo anunciou esta sexta-feira que Portugal vai acolher mais 1.010 refugiados até 2019, um acordo celebrado no âmbito do programa de reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Com este novo compromisso com a ACNUR, os 1.010 refugiados em Portugal juntar-se-ão aos 1.700 que já se encontram no país, estes últimos ao abrigo do Programa de Recolocação da União Europeia.

A secretária de Estado da Cidadania e da Igualdade, Rosa Monteiro, sublinhou à agência Lusa que o compromisso para receber 1.010 refugiados a partir deste ano “decorre da boa experiência de bom acolhimento e de integração que Portugal vem desenvolvendo”.

A membro do Governo salientou que, para o reforço do acolhimento de refugiados, manter-se-á “a mesma lógica descentralizada, a mesma estrutura de trabalho com a sociedade civil”.

Rosa Monteiro falava na sessão de lançamento da publicação “Abordando o Deslocamento Forçado através do Planeamento e Cooperação de Desenvolvimento: Orientação para Decisores Políticos e Profissionais”, organizada pelo Alto Comissariado para as Migrações e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), no Auditório do Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes, em Lisboa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR