O judoca português Jorge Fonseca (-100 kg) conquistou a medalha de bronze no Grand Slam de Dusseldorf, ao vencer no combate de consolação o belga Toma Nikiforov.
Jorge Fonseca, judoca do Sporting e 10.º no ‘ranking’ mundial, encontrava pela frente um adversário mais bem posicionado na hierarquia internacional, pois Nikiforov é oitavo, mas soube reagir bem no momento decisivo.
O belga tentou uma investida que foi contra-atacada por Jorge Fonseca, com o olímpico português a vencer o combate por ippon, um minuto depois do seu início, conquistando a medalha de bronze.
Em Dusseldorf, Jorge Fonseca disputou cinco combates, cedendo apenas uma derrota, na decisão da ‘poule’ que lhe daria o acesso às meias-finais, diante do russo Niiaz Bilalov (22.º), por waza-ari.
No Grand Slam que decorreu na cidade alemã, Portugal já tinha alcançado no sábado um quinto lugar, por Anri Egutidze, na categoria de -81 kg.
Hoje, em -78 kg, esteve também em competição a judoca luso-cubana Yahima Ramirez, que perdeu no combate de estreia com a alemã Maria Anna Wagner, por ‘ippon’.