A rede social Facebook já não vai avançar com uma divisão dos murais entre publicações pessoais, de “amigos”, e publicações de páginas como sites de jornais e publicações de marcas. A funcionalidade causou grande polémica quando se anunciou que seria testada em alguns pequenos mercados, como a Bolívia, a Sérvia e o Sri Lanka, mas a conclusão da rede social é que um mural é melhor do que dois.

“Vocês deram-nos a vossa resposta: as pessoas não querem dois murais separados”, explicou Adam Mosseri, responsável pela estratégia da rede social no que diz respeito ao mural de “notícias”. No mesmo blogue onde tinha, há vários meses, procurado tranquilizar quem viu nestes testes o risco de se perder a visibilidade nos murais dos utilizadores, Adam Mosseri explicou que foram feitas sondagens e “as pessoas disseram-nos que estavam menos satisfeitas com as publicações que estavam a ver, e ter dois feeds autónomos não os estava a ajudar a estarem mais ligados aos amigos e à família”.

Além do pequeno conjunto de países onde o mural duplo foi testado, em todos os outros países também foi criado um separador chamado “Explore Feed” — também centrado nas publicações a partir de páginas de marcas, jornais ou celebridades, incluindo de páginas em que as pessoas não tinham clicado “gosto”. Essa funcionalidade vai ser extinta, porque a empresa concluiu que “o Explore não é uma forma eficaz de ajudar as pessoas a descobrir novos conteúdos no Facebook”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR