A ministra da Educação de Cabo Verde, Maritza Rosabal, informou que cerca de 20% dos docentes cabo-verdianos não estão inscritos em nenhuma atividade letiva e mandou suspender o salário a 390 docentes com paradeiro desconhecido.

As informações foram avançadas à imprensa pela ministra da Educação, Família e Inclusão Social no final de uma visita de seis dias a Santo Antão, onde manteve encontros com responsáveis locais.

Segundo a governante, Cabo Verde conta com cerca de 7.700 professores dos ensino básico e secundário, mas cerca de 1.700 não estão inscritos em nenhuma atividade letiva e não se conhece o paradeiro de 390. Por essa razão, a ministra avançou que o seu Ministério mandou suspender os salários como forma de localizar os docentes.

“Temos praticamente 20% dos docentes que não estão inscritos em nenhuma atividade letiva, que realizam outro tipo de atividade. Temos alguns professores, perto de 390, que neste momento nem sequer sabemos onde estão”, salientou a ministra, citada pela Rádio e Televisão Cabo-verdiana (RTC).

“Aqueles professores que não estamos a conseguir localizar, mandamos suspender [os salários] porque assim talvez consigamos localizar onde estão. Temos que ter algum mecanismo para podermos resolver estas situações”, frisou Maritza Rosabal. A ministra disse que ao resolver essa situação, o Ministério vai racionalizar os recursos e melhorar os resultados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR