O navio Betanzos com bandeira espanhola está encalhado desde as 01h00 desta terça-feira junto ao Bugio, na foz do rio Tejo, ao largo de Lisboa, com dez tripulantes a bordo, que estão bem, disse o comandante Coelho Gil.

Cerca das 01h00 o navio teve um ‘blackout’ total à saída da barra, ficou à deriva e depois a maré acabou por levá-lo à situação em que está agora junto ao Bugio. Está encalhado”, adiantou à agência Lusa o comandante da Capitania do Porto de Lisboa, Coelho Gil.

O comandante explicou que o ‘blackout’ apaga a propulsão, a energia a bordo, ficando o navio à deriva, sem capacidade para se movimentar. “A maré pegou no navio, devolveu-o ao rio Tejo, mas pelo lado errado, para o Bugio numa área que tem muitos cabeços de areia e ele acabou por encalhar”, disse.

O comandante Coelho Gil adiantou que “os dez tripulantes estão todos bem. O navio tem 118 metros e tinha saído do terminal do Beato, em Lisboa, rumo a Casablanca [Marrocos]“, acrescentando que a agitação marítima e o vento forte que se têm feito sentir tendem a melhorar durante o dia e, por esse motivo, nem a tripulação, nem o navio encalhado Bugio correm risco.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A maré está a descer. É natural que junto ao navio se note mais alguma rebentação, mas a altura da ondulação está claramente a baixar e assim continuará ao longo do dia de hoje, ou seja, as condições meteorológicas vão melhorando quer na altura da ondulação quer na intensidade do vento. Em relação ao impacto do mar junto ao navio à medida que a maré vai baixando, o impacto também vai baixar”, disse.

O comandante Coelho Gil disse ainda que só vai ser feita alguma coisa depois de o armador apresentar o plano de remoção da embarcação, o que deverá acontecer em breve. “Primeiro vamos ver plano de remoção, discuti-lo e quando estiverem reunidas as condições avançamos”, disse.

O comandante da Capitania do Porto de Lisboa adiantou que “não há qualquer tipo de perigosidade por causa da carga”: “É um navio de carga geral. Está carregado de areia. É uma carga que não é perigosa”.

Segundo a mesma fonte, a agência, a capitania e a administração do Porto de Lisboa já estão a preparar os rebocadores para proceder à operação para desencalhar o navio. “A agência responsável por retirar o navio já está a preparar os rebocadores. Agora como a maré está a vazar já não é possível rebocá-lo. Provavelmente só na próxima preia-mar que será às 18h00”, explicou.

Até às 18h00, segundo o comandante, vão decorrer os preparativos para levar a cabo a operação, que “não vai ser muito fácil”. “É preciso levar cabos a bordo, pôr os rebocadores numa posição segura. Os rebocadores não vão poder aproximar-se do navio porque está completamente encalhado, por isso, vamos ver por volta das 18h00 como é que isto vai decorrer”, referiu.