Dark Mode 151kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Balkrishna Doshi é o vencedor do Prémio Pritzker

O arquiteto de 90 anos é considerado o mais importante do Sul da Ásia. Balkrishna Vithaldas Doshi é o primeiro indiano a ser distinguido com o Prémio Pritzker, o mais importante de arquitetura.

i

Balkrishna Vithaldas Doshi, criador de obras "poéticas e funcionais", tem mais de 70 anos de carreira

Himanshu Panchal/The Pritzker Architecture Prize/VSF

Balkrishna Vithaldas Doshi, criador de obras "poéticas e funcionais", tem mais de 70 anos de carreira

Himanshu Panchal/The Pritzker Architecture Prize/VSF

Balkrishna Vithaldas Doshi é o vencedor da edição de 2018 do Prémio Pritzke, anunciou esta quarta-feira a organização do mais importante galardão de arquitetura. É o primeiro arquiteto indiano a ser galardoado com o Prémio Pritzke que, no ano passado, foi atribuído ao estúdio catalão RCR Arquitectes.

Lembrando que o “Professor Doshi disse que o ‘design transforma abrigos em casas, habitações em comunidades e cidades em ímans de oportunidades”, Tom Pritzker, presidente da Hyatt Foundation, responsável pela atribuição do prémio, salientou que o trabalho do arquiteto indiano coincide com o objetivo do Pritzke — “demonstrar a arte da arquitetura e o serviço inestimável que esta presta à humanidade” através de obras “poéticas e funcionais”.

Com mais de 70 anos de carreira, B.V. Doshi, de 90 anos, é considerado o arquiteto mais importante do sul da Ásia, tendo tido especial impacto na Índia, o seu país de origem. Discípulo e colaborador de Le Corbusier e Louis Kahn, entre as suas obras mais famosas conta-se o projeto de habitação low-cost de Indore, composto por um sistema de casas, pátios e caminhos ligados entre si, com capacidade para 80 mil pessoas.

Contactado pela Associated Press, Doshi disse que o objetivo do seu trabalho sempre foi “dar poder àqueles que não têm nada”.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.